Domingo de votação terá horário ampliado e exigências sanitárias
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Passo a passo na hora de votar
1. Entre na seção e fique na frente da mesa, respeitando o mínimo de um metro de distância dos mesários;
2. Mostre o documento oficial com foto em direção à mesa;
3. Confirme quem é você, após o mesário ler em voz alta o seu nome;
4. Guarde seu documento;
5. Limpe as mãos com álcool-gel
6. Assine o caderno de votação;
7. Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;
8. Dirija-se à cabine de votação quando a urna for liberada;
9. Digite os números dos seus candidatos;
10. Na saída, limpe as mãos com álcool-gel novamente
Quase 480 mil eleitores da região da Amfri votam neste domingo, escolhendo entre 1785 candidatos seus representantes pra prefeito e vereador em 11 cidades. Em Santa Catarina, são mais de cinco milhões de eleitores das 295 cidades do estado.
Os cartórios eleitorais estiveram mobilizados nas últimas semanas nos preparativos das urnas eletrônicas. A distribuição dos equipamentos para os locais de votação acontece a partir do início da tarde de sábado, após o sorteio da auditoria de funcionamento.
No total, serão distribuídas 16.568 urnas, sendo 2917 de reserva para os 3721 locais de votação. Em Itajaí, são 419 urnas eletrônicas, 160 pra 16ª zona eleitoral e 259 pra 97ª zona. Em Balneário, são 414 urnas, 225 da 56ª zona e outras 189 para a 103ª zona eleitoral.
Em Itajaí, os equipamentos e os materiais pra montagem das cabines de votação estão armazenados no ginásio Gabriel Collares, atrás da prefeitura. Na cidade e pelo estado inteiro, as urnas serão distribuídas em esquema de rota elaborado em conjunto pelos cartórios eleitorais, tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e auma transportadora contratada.
Os procedimentos de transporte e da entrega das urnas aos delegados de cada local de votação são monitorados por servidores da justiça eleitoral. Essas mesmas urnas serão recolhidas no domingo, ao fim da votação, e encaminhadas ao local de armazenamento de cada zona eleitoral.
Normas sanitárias
Com eleições atípicas devido à pandemia de coronavírus, o uso de máscaras será obrigatório nos locais de votação e o eleitor deve evitar qualquer contato físico com outras pessoas. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.
É recomendado que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação e que também leve anotado os nomes e números dos candidatos, a conhecida “colinha,” pra que o tempo de votação seja o mais breve possível. A justiça eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças ou acompanhantes.
Horário ampliado
Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: das 7h às 17h. Mas o período das 7h às 10h é preferencial para idosos, gestantes, deficientes e pessoas do grupo de risco. Aos demais eleitores é recomendado comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.
Documentos para votar
Caso o eleitor já tenha feito a biometria e tiver o aplicativo e-Título, poderá usá-lo para comprovar a identidade na hora de votar. Os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico podem utilizar o e-Título, mas precisam levar um documento de identificação com foto no dia da votação.
É possível votar mesmo sem levar o título. São aceitos documentos que comprovem a identidade, como a carteira de identidade, carteira profissional emitida por conselho de classe, passaporte, carteira de habilitação, carteira de trabalho e certificado de reservista.
O eleitor deve conferir qual a sua seção eleitoral antes de votar. Desde a última eleição, houve mudanças em locais de votação. Na região, houve alterações de seções em Itajaí, Bombinhas, Ilhota e Barra Velha. A informação de seção está no título e pode ser conferida também pelo site do TRE-SC ou no aplicativo e-Título.
Confira o que tá liberado e o que está proibido
Tá de boa:
- Uso de bandeiras, broches, cartazes, adesivos e camisetas para a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato no dia da votação,
- Colocar o nome e a sigla do partido ou coligação nos crachás dos fiscais partidários durante os trabalhos de votação, mas sem a padronização do vestuário, nos locais de votação;
- Ações de campanha nas ruas até sábado, com a distribuição de santinhos, caminhadas, carreatas e passeatas de candidatos.
Nem pensar:
- Divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos no dia da votação;
- Aglomeração de pessoas com vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda; distribuição de máscaras; caracterização de manifestação coletiva e barulhenta; abordagem, aliciamento, uso de métodos de persuasão ou convencimento, no domingo, até o término da votação;
- Uso de alto-falantes, amplificadores de som, comício, carreata e qualquer veículo com jingles, e propaganda de boca de urna, no domingo;
- Derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou entorno, ainda que feito na véspera da eleição.
Falta e justificativa
O eleitor que faltar ou que ficar impossibilitado de votar por motivo de doença, viagem ou outra situação, pode justificar a ausência pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica, no site do TRE-SC. Pessoas com suspeita ou confirmação de covid podem justificar com apresentação de atestado médico ou da testagem.
A justificativa pode ser feita em até 60 dias após o domingo. Se o eleitor estiver fora da cidade em que vota no dia da eleição, poderá justificar a ausência no mesmo dia pelo aplicativo, dentro do horário normal da votação. Em Santa Catarina, não serão instaladas urnas específicas pra apresentar a justificativa no dia da eleição.
Quem não votar e não justificar terá que regularizar a situação eleitoral com o pagamento de multa de R$ 3,51. A guia de pagamento pode ser retirada pela internet ou pelo aplicativo e-Título.