Alunos pedem validação das atividades online

Metade da carga horária já ocorreu presencialmente para 160 alunos de cinco turmas

Cerca de 160 alunos de cinco turmas que cursam o último ano do magistério do colégio Nilton Kucker, em Itajaí, estão pedindo a validação das horas das atividades online durante a pandemia para o cumprimento do estágio obrigatório. Metade da carga horária já foi dada de forma presencial. Desde o final de setembro, quando as estudantes souberam que o estágio remoto não seria aceito, tentam reverter a situação. Na quarta-feira, uma denúncia foi feita ao ministério Público.

De acordo com Juliana Silva de Borba, de 42 anos, uma das alunas do curso, o governo estadual não estaria autorizando a validação das horas. No entanto, segundo Juliana, a portaria 544, do ministério da Educação, que autorizou as aulas por meios digitais em junho, permitiria as práticas de estágio de forma remota para todos os cursos regulamentados pelo conselho Nacional de Educação. “E o curso de magistério é um deles”, frisa.

Continua depois da publicidade

Juliana destaca que a falta da aprovação do estágio remoto prejudica os alunos que já fizeram mais da metade das horas exigidas e que não poderão ser formar nesse ano caso o estado não valide as atividades. Ainda faltam 86 horas pra conclusão do tempo de estágio. Mesmo com a discussão, eles continuam fazendo as atividades, que envolvem o suporte aos professores responsáveis pelas aulas online.

Haveria possiblidade das horas serem completadas no ano que vem, mas Juliana relata que ao menos 35 alunas fizeram concurso público e dependem do estágio online pra se formar e ter o diploma pra apresentar. “Nosso medo é que fique tudo pro ano que vem. Ou o estado valida como está ou nos dá a oportunidade de concluir as horas que faltam”, diz Juliana.

O magistério é um curso de nível médio de formação de professores. A partir do ano que vem, o curso não será mais aceito pra quem quiser atuar como professor na rede pública. Os professores precisarão ter licenciatura ou curso superior de área específica. Os formados em magistério poderão trabalhar em áreas de orientação e suporte aos professores.

Havia uma indefinição do estado sobre a abrangência da portaria federal, se o estágio online seria válido ou não pro curso de magistério. A questão afeta alunos de outras cidades catarinenses que também estão concluindo a formação. Na região, o curso também é ofertado em Balneário e Camboriú. Os alunos de Itajaí ainda aguardavam até quinta-feira uma resposta da coordenadoria Regional de Educação. Até o fechamento da matéria, a secretaria estadual de Educação não havia respondido ao DIARINHO.

De acordo com o diretor Luiz Fernando Inácio, do colégio Nilton Kucker, as alunas criaram “muita polêmica” sobre ter o diploma e histórico completos no fim do ano letivo. Ele diz que a escola tem que seguir as determinações da coordenadoria regional e da secretaria estadual. “Que diz que é obrigatório o estágio presencial para que se formem e cumpram toda a carga horária. Dessa forma, parte da carga horária ficará para 2021”, afirma.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.44


TV DIARINHO


O presidente Lula (PT) oficializou, na tarde de quinta-feira, o anúncio de mais de R$ 120 milhões em ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

L’Étape Brasil terá lançamentos exclusivos para os ciclistas

A bordo do esporte

L’Étape Brasil terá lançamentos exclusivos para os ciclistas

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.