Roberto Carlos lidera com 26,15%
Ex-prefeito é seguido de perto por Liba (DEM), com quase 21%, e Lino (MDB), mais atrás, com 13,63% das intenções de voto
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]






Continua depois da publicidade
O ex-prefeito de Navegantes Roberto Carlos de Souza (PSD) aparece na frente na pesquisa eleitoral à prefeitura, com 26,15% das intenções de voto, conforme pesquisa encomendada pelo DIARINHO, feita pela Tendência Pesquisa e Consultoria. O candidato da coligação “Trabalho e Experiência” (PSD, PDT e PL) tem como vice-prefeito Alcides Reis Pera, o Cidinho (PL). Roberto também foi o mais lembrado na pesquisa espontânea, com 22,03% das respostas.
Em 2º lugar aparece Liba do Top Haus (DEM), da coligação “Transforma Navega” (PSL, Solidariedade e DEM), com o vice-prefeito Wancarlos Corsani (PSL), somando 20,92% das intenções de voto na estimulada. Na abordagem espontânea, ele foi lembrado por 17,59% dos entrevistados. Roberto e Liba têm diferença de 5,23 pontos, quase empatados tecnicamente, considerando a margem de erro de 3,9% pontos, para mais ou para menos.
Continua depois da publicidade
Os candidatos a prefeito Fredolino Bento (MDB) e o vice Ademar Popeye (MDB), da coligação “Vamos Transformar Juntos” (MDB, Patriota e Pros), tiveram 13,63% da preferência, figurando em 3º lugar. Mais distante dos três mais bem colocados está Murilo Cordeiro (PSC), com 4,75% na estimulada. Ele encabeça a coligação “É Possível Sim” (PSC e DC) e tem como vice Cabo Douglas Benassi (DC). Os demais cinco candidatos que concorrem à prefeitura somam juntos 6% das intenções de voto.
O percentual de indecisos é de 34,55% na resposta espontânea, envolvendo pessoas que não responderam ou disseram não saber ainda em quem votar, e de 18,23% na pesquisa estimulada, quando se apresenta os nomes dos candidatos. Outros 10,3% responderam que votarão em branco ou anularão o voto.
A pesquisa foi feita com abordagem aleatória simples de 630 moradores em 15 bairros, no dia 6 de novembro, com índice de confiança da amostra de 95%. A pesquisa está registrada no tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número SC-03833/2020.
Votos válidos e rejeição
A pesquisa também calculou os percentuais dos candidatos a prefeito considerando só os votos válidos. Nesse levantamento são tirados do total os entrevistados que não responderam, que não souberam responder ou que votariam nulo.
Roberto e Cidinho também ficam à frente nesse cenário, com 36,59% das intenções de voto, seguidos da chapa de Liba e Wancarlos (29,27%) e da de Lino e Ademar Popeye (19,07%), entre os três mais bem posicionados.
Apesar da liderança nos cenários de preferência de voto, a chapa de Roberto aparece com a maior rejeição entre os candidatos: 33,91%. O percentual é mais que o dobro da rejeição de Lino, de 14,9%. Os demais candidatos figuram com rejeição entre 3 e 4%.
Continua depois da publicidade
Entre os entrevistados, 15,69% informaram que poderiam votar em todos os candidatos. Outros 30% não souberam ou não responderam em quem não votariam de jeito nenhum, sendo uma parcela do eleitorado que os candidatos podem ainda brigar pelos votos.
“É uma eleição aberta”
O cientista social e historiador Normélio Weber, diretor do instituto Tendência, avalia que a eleição em Navegantes está aberta. “A diferença não dá tranquilidade para nenhum candidato. Pelo contrário, tudo pode acontecer. Tem quase uma semana pela frente”, considera.
Normélio destaca que a pesquisa retrata como estava a situação na sexta-feira passada, dia em que foi feita a coleta de dados. “Essa é a fotografia daquele momento. Não significa que isso esteja consolidado, principalmente porque o número de indecisos está muito grande. Ou seja, os indecisos vão resolver essa eleição em Navegantes”, avalia.
Para Normélio, o fato de ter muitos candidatos dificulta a escolha do eleitor, que acaba tendo mais indecisão.
Continua depois da publicidade
A maior parte dos entrevistados foi abordada no centro (201 pessoas), seguida dos bairros São Domingos (74), Gravatá (73), Nossa Senhora da Graça (65) e São Paulo (51), entre as cinco regiões com mais entrevistas.
No detalhamento por bairro, Roberto Carlos conquistou o maior percentual das intenções de voto no Nossa Senhora da Graças: 41,57% das respostas. Ele também lidera, com folga maior que margem de erro, no São Paulo, São Domingos, e Machados.
Liba lidera no Gravatá, onde é seu reduto eleitoral, com 32,88% das intenções de voto. Ele também está à frente percentualmente na Meia Praia, com 20,51%, mas em empate técnico com Roberto (17,95%), que também empata com Lino (15,38%).
Liba ainda polariza a disputa com Roberto nos bairros São Pedro e no centro. Na região dos Escalvados, incluindo Porto Escalvados, Escalvadinhos e Hugo de Almeida, são Roberto e Lino quem brigam pela preferência do eleitor de Navegantes.
Continua depois da publicidade
Líderes comentam
O ex-prefeito Roberto Carlos disse que recebeu o resultado da liderança com muita satisfação, destacando o apoio popular. “Agradeço muito ao povo de Navegantes que mais uma vez me coloca na liderança da pesquisa. Política a gente faz sempre olhando aquelas pessoas que confiam na gente”, discursa.
Ele preferiu não comentar sobre o índice de rejeição. “O meu foco sempre é o lado positivo”, destacou. Roberto avalia que a abstenção deve ser alta nessa eleição porque boa parte dos eleitores está desacreditada do processo eleitoral. Mesmo assim, ele acredita que ainda é possível alcançar mais apoiadores e definir a preferência dos indecisos. “A gente tá na rua, de casa em casa, pra conquistar os indecisos”, completa.
Para o candidato Liba, o resultado mostra que a população está reconhecendo o propósito da campanha dele. “Eu que era uma pessoa de fora da política, vim com o ideal de mostrar que podemos transformar Navegantes sem as velhas práticas políticas”, analisa.
Ele frisa que as pessoas querem alguém preparado, sem passado político, e esperam por uma gestão de qualidade, com corpo técnico atuando, principalmente na saúde e educação. “Nós vamos entregar isso ao navegantino”, diz.
Liba acredita que vai sair vitorioso da campanha, por ter sido diferente e propositivo e por sentir um desejo de mudança nas ruas. “Os ataques contra mim já começaram e peço que a população não caia nesse jogo sujo”, alerta.
Entre os três mais bem cotados na disputa, conforme a pesquisa, o candidato Fredolino Bento preferiu não comentar os resultados, pois afirmou que essa estaria “manipulada”.