Itajaí
Vazamento deixou Itajaí e Navegantes sem água
ETA teve que ser paralisada. Moradores voltaram a reclamar da água marrom
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




Além do sal na água, os moradores de Itajaí e Navegantes enfrentaram no domingo um novo problema de abastecimento. Após o Semasa identificar um vazamento em uma adutora de grande porte no bairro Cordeiros, na noite de sábado, a estação de tratamento do São Roque foi paralisada, com previsão de retomada só a partir da madrugada desta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Devido ao trabalho de conserto da adutora, houve falta de água ou baixa pressão na rede em 11 bairros de Itajaí, entre Cordeiros, São Vicente, Barra do Rio, Imaruí, Nova Brasília, São João, Vila Operária, centro, Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava, além de afetar o fornecimento de Navegantes.
O vazamento ocorreu numa adutora de 800 mm na avenida Mario Uriarte. As equipes do Semasa iniciaram a manutenção e a estação de tratamento teve que ser paralisada.
Continua depois da publicidade
“A probabilidade de turbidez está elevada neste período e racionar o que temos é fundamental para a recuperação acelerada do sistema”, justificava a autarquia.
Os moradores que não têm caixa d´água sentiram a interrupção no abastecimento logo após a paralisação da estação de tratamento, ainda no domingo pela manhã. Mas desde a noite de sábado, o DIARINHO recebeu relatos de vários moradores indignados com a água suja que já estava chegando às torneiras.
O problema era previsto, segundo a autarquia, em razão do vazamento na adutora, divulgado pelo Semasa às 22h de sábado.
Fabrício Artigas, morador do bairro São João, registrou a água completamente preta por volta das 21h de sábado. No domingo, disse que não teve nem água salgada nem suja, pois as torneiras secaram. O gerente do terminal rodoviário de Itajaí, Marcos Antônio Correa, de 32 anos, mandou foto da água saindo suja e salgada na torneira, imprestável pra qualquer coisa. “Como vamos lavar uma louça suja sendo que a água que serviria pra eliminar a sujeira está podre?”, questionava.
No domingo, ele nem chegou a abrir a torneira. “Fiquei com nojo”, resumiu. O morador relatou que não pode tomar banho no fim de semana, pois já teve chuveiro e torneira elétricas queimados devido ao sal na água. Ele contou que está comprando água mineral no mercado pra beber e fazer comida. Acho uma pouca vergonha deixar acontecer isso, gerando problemas em nossa saúde, queimando chuveiro, torneira elétrica e por aí vai”, criticou.
Problema do sal ainda não tá resolvido
Previstas inicialmente pra terminar no sábado, as obras emergenciais na barragem do rio Itajaí-açu ainda seguiam no domingo pra resolver o problema da água salgada. A equipe de engenheiros, técnicos e mergulhadores trabalharam na colocação de sacos de areia pra ajudar na contenção da cunha salina após a fixação de uma prancha metálica por baixo da barragem.
Continua depois da publicidade
Segundo o Semasa, no final da tarde de sábado foram feitos os primeiros testes na barragem, com bons resultados pela colocação da barreira metálica. A placa tem oito metros de comprimento e quatro metros de largura e foi colocada no fundo do rio. O reforço na barreira continuava até o fim da tarde de ontem, mas sem prazo pra conclusão.
A salinidade da água ficou abaixo dos 1.000 mg/l no fim de semana, com pico de 720 mg/l no sábado e 780 mg/l na manhã de domingo. Foi uma queda de mais de 50% na taxa de sal em comparação com os picos de dias anteriores, mas longe do ideal, que é no máximo 250 mg/l.
Os testes na barragem voltaram a ser feitos no fim da tarde de domingo, com o fechamento e abertura das comportas que regulam a passagem de água até o ponto de captação. Novas análises da qualidade da água também seriam feitas.