O juiz eleitoral Luiz Carlos Vailati Júnior, de Balneário Piçarras, impugnou ontem a candidatura do ex-prefeito e candidato à prefeitura de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). A decisão atende ao pedido do ministério Público Eleitoral.
Continua depois da publicidade
O promotor Pablo Inglêz Sinhori justificou a representação porque o candidato Evandro teve as contas relativas ao exercício do cargo de presidente da câmara de Vereadores, nos anos de 2005 ...
O promotor Pablo Inglêz Sinhori justificou a representação porque o candidato Evandro teve as contas relativas ao exercício do cargo de presidente da câmara de Vereadores, nos anos de 2005 e 2006, rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, por irregularidades que configuram ato de improbidade administrativa.
Continua depois da publicidade
Embora seja um crime de 2006, a decisão do TCE só transitou em julgado em maio de 2013. “O que o torna inelegível pelo prazo de oito anos”, opinou o promotor.
O juiz acolheu o pedido de impugnação apresentado pelo ministério Público e indeferiu o registro de candidatura de Evandro.
Continua depois da publicidade
A assessoria jurídica da campanha de Evandro afirma que vai recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral, alegando que os valores citados foram integralmente devolvidos na época e que a prática de adiantamento de despesas era comum na Casa Legislativa, não havendo indícios de improbidade administrativa por esse motivo.
“Evandro reafirma a confiança na reversão da decisão e no deferimento da candidatura, acrescentando que este episódio não vai alterar a energia da campanha e nem o apoio que vem recebendo da população”, disse, em nota, a coligação “As Pessoas em Primeiro Lugar”, dos partidos PSDB, PSD, DEM, Podemos, Pros, Solidariedade e Patriota.