Matérias | Geral


Itajaí

Feriadão foi de praias lotadas

Em Balneário, blitz “al mare” fiscalizou 42 embarcações. Só uma lancha foi autuada pelas autoridades

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Com o feriadão ensolarado, as praias da região ficaram lotadas, mesmo com as restrições que proíbem a permanência das pessoas em locais públicos, incluindo também parques e praças. Além da concentração de visitantes na faixa de areia, com guarda-sóis e cadeiras, muitas pessoas descumpriram o uso obrigatório de máscaras. As prefeituras fizeram tímidas operações de fiscalização contra o desrespeito às normas, mas os abusos perduraram durante todo o feriadão.

Em Balneário Camboriú, a prefeitura informou que o efetivo foi redobrado nas ruas e nas praias, com fiscalizações em comércios, shoppings, bares e restaurantes. Durante o fim de semana, foram mais de cinco mil abordagens. Os fiscais atuaram com orientações à população e distribuição de máscaras. Mais de mil itens foram distribuídos.

No comércio, não houve novas interdições, segundo a prefeitura. A equipe de fiscalização visitou bares e restaurantes que já tinham sido alvo de denúncias anteriores mas não constatou o descumprimento de medidas sanitárias. Segundo o diretor do departamento de Fiscalização, Wagner Basso, é muito importante que as denúncias sejam mandadas na hora do ocorrido, para que a equipe possa ir até o local verificar a situação.



Frequentadores registraram através de vídeos a lotação da casa noturna Shed que foi reinaugurada como restaurante, mas segundo os frequentadores continua sendo uma balada.

Fiscalização no mar

No sábado à tarde, uma operação conjunta da guarda Municipal, polícia Militar e Marinha rolou na orla de Balneário Camboriú, com foco contra aglomerações e irregularidades nas lanchas fundeadas ao logo da praia central.


Festinhas “al mare” foram divulgadas pelos próprios ocupantes nas redes sociais. Vídeos mostraram festerê com música eletrônica, bebidas, embarcações lotadas, pessoas sem máscara, falta de distanciamento entre as embarcações e o  descumprimento de regras contra a pandemia.

Segundo a Marinha, 42 embarcações foram fiscalizadas no sábado, sendo que somente uma foi autuada por excesso de pessoas a bordo. Conforme a prefeitura, as lanchas que estavam encostadas umas às outras foram orientadas a fazer a separação e se dispersarem. Pela legislação marítima, é proibido que as embarcações fiquem amarradas umas às outras.

A polícia Militar também atuou na operação contra crime de perturbação do sossego devido ao som alto e combate ao uso e tráfico de drogas nas embarcações. O balanço final das ocorrências deve ser divulgado nesta terça-feira.

Praias Brava e Cabeçudas ferveram

Em Itajaí, o decreto com restrições nas praias também não segurou turistas e moradores em casa. O fim de semana deixou as praias de Cabeçudas, Atalaia e Brava cheias. Mais turistas chegaram para passar o dia na região na segunda-feira, com as faixas de areia sendo ocupadas por cadeiras, guarda-sóis e até tendas.


Na praia Brava, a associação de moradores reclamou da falta de fiscalização da prefeitura pra garantir o cumprimento das proibições. Não bastasse o aglomero nas praias, bares e baladinhas também bombaram. Em Itajaí, houve novas denúncias de bailão lotado no bar Eskondidinho, no bairro Espinheiros, e também aglomeração no bar do Talla, no Dom Bosco, inclusive com música ao vivo e frequentadores sem uso de máscara.

Uma operação conjunta entre a guarda Municipal, agentes de trânsito e a polícia Militar ocorreu no fim de semana pra fiscalizar os comércios e as praias, mas informações sobre as ações ainda não foram divulgadas pela PM. A guarda confirmou que houve autuações e abordagens de trânsito, mas sem interdições a estabelecimentos.

Programação noturna liberada no Beto Carrero

Em decisão liminar na noite de sexta-feira, a justiça liberou o funcionamento noturno do parque Beto Carrero, em Penha, até às 23h aos finais de semana. A liberação é voltada para as atrações da Oktoberfest Night Session, na área temática Vila Germânica, prevendo limite de público de 50% da capacidade.


A Oktoberfest do Beto Carrero havia sido proibida pelo governo do estado devido ao risco de aglomeração e pelo horário estendido fora do previsto no alvará de funcionamento. Pela decisão judicial, o parque não poderá cobrar ingressos específicos para a festa que vai rolar durante o mês de outubro.

As vigilâncias sanitárias estadual e municipal devem fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias de combate à covid. Em caso de descumprimento das regras, a decisão prevê multa de R$ 1 milhão. O coordenador da vigilância Sanitária de Penha, Edevilson Nascimento, disse que já há fiscalização específica pra que o parque cumpra todas as medidas.

Durante o fim de semana, o parque Beto Carrero registrou grande movimentação de visitantes. No domingo, houve filas na entrada do empreendimento. O parque informou que segue operando apenas com a metade da capacidade e que os ingressos esgotaram pra sábado e domingo, sendo liberado o acesso apenas pra quem comprou os bilhetes antecipadamente.

O movimento também foi grande nas praias de Penha. Segundo a vigilância Sanitária, equipes de uma força-tarefa com participação de diversos órgãos passaram o feriadão orientando as pessoas e fiscalizando os espaços públicos.

Praia cheia também em Bombas

Com a região de Itajaí em estado grave pra covid-19, a prefeitura de Bombinhas também tinha voltado a proibir a permanência nas praias e pontos turísticos. Mas sem fiscalização, as restrições não foram cumpridas, segundo um morador.


Na praia de Bombas, ele registrou a faixa de areia lotada no domingo, relatando também a falta de uso de máscara pelos frequentadores. “Aqui não tem mais coronavírus, não, já foi embora”, ironizou. A prefeitura não informou se houve ações de fiscalização durante o fim de semana.

Ainda no sábado, o governo do estado havia lançado pelas redes sociais um “checklist” para o feriadão, alertando que o coronavírus ainda não tirou “folga”. Entre outras orientações, estava a proibição de ir à praia, a não ser pra prática de exercícios, conforme decreto estadual. A divulgação dividiu opiniões, gerando críticas e elogios à medida.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.235.25.27

Últimas notícias

Investigação

Mulher e familiares são presos por assassinato de namorado violento

Espinheiros

Cocaína é achada em casa de vítima de feminicídio

Agenda

Confira a agenda deste final de semana

ATAQUE DE FÚRIA

Mulher agride trabalhador da coleta de lixo com socos e mordida

Itajaí

Instituto Nadar promove palestra para pais e alunos neste sábado

Santa Catarina

Fecam adia eleição após impugnação de candidaturas

Itajaí

Porto anuncia primeira linha de contêineres de 2023

Brasil

Homem furta celulares em tabacaria

Zona azul

Valor do estacionamento rotativo de Itajaí será 75% mais caro que o de BC

Se liga no Whats!

Grupos de notícia do DIARINHO estão de cara nova no Whats



Colunistas

JotaCê

Interventor do Porto?!

Foto do Dia

Horizonte inconfundível

Direito na mão

Quero me aposentar agora e não com mais idade: tem como?

Jackie Rosa

Niver do Armandinho

Canal 1

Um atraso querer comparar TV com serviços da TV paga e streaming

Na Rede

Confira os destaques das redes do DIARINHO nesta semana

Coluna Esplanada

Anistia na canetada?

Gente & Notícia

Lançamento

Via Streaming

“Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo”

Clique diário

O pôr do sol!

Coluna do Janio

Rogério Corrêa fica

Coluna Exitus na Política

O dono da política

Coluna do Ton

Show Nacional

Artigos

Escultura Santa Ceia de Ervin C. Teichmann, prevista para a Igreja Matriz, está sendo oferecida a Itajaí pelo filho do escultor

Vinicius Lummertz

Turismo, para um Feliz Ano Novo

Coluna Fato&Comentário

Menino Jesus, São Nicolau, velho pom-pom e Papai Noel



TV DIARINHO


- Valor do estacionamento rotativo, 75% mais caro que em BC, é questionado por vereadora;  - Grupos ...





Especiais

Pesquisa de preços 

Sorvetes apresentam diferença de até 50,62% nos principais supermercados

80 ANOS

Sorveteria Seara chega à quarta geração unindo receitas de família e novas tendências

NA ESTRADA COM O DIARINHO

Sete dicas pra curtir Balneário Camboriú num fim de semana 

Dia no mar

O que levar para uma refeição perfeita al mare

Deixa o vento me levar

Veleiros alugados navegam com grupos para alto-mar



Blogs

A bordo do esporte

Werhlein vence em Diriyah na Fórmula E

Blog Doutor Multas

Divisão de Registro de Veículos: entenda como funciona

Blog do JC

The Ocean Race

Blog da Ale Francoise

Moringa para imunidade

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

David Fernandes “LaBarrica”

"Meu sonho é ser prefeito de Balneário Camboriú”

Evandro Neiva

"Vila da Regata de Itajaí vai atrair mais de meio milhão de visitantes

Luíza Moreira

"Meu avô tinha uma marca de ferro na coxa. Hoje em dia eu me revolto ainda por causa da escravidão, porque ainda tem muito preconceito”

Alvim Sandri

"Levei a vida que a minha mãe ensinou: fé em Deus e andar certo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação