O primeiro jogo da oitava rodada do Brasileirão está marcado pra 17h deste sábado. Flamengo e Fortaleza entram em campo no Maracanã brigando pelos três pontos em jogo.
Enquanto o Fla vem de vitória por 5 a 3 em cima do Bahia, em partida eletrizante no estádio Pituaçu, o Leão do Pici vem de derrota por 1 a 0 para o Ceará no clássico Rei.
Novamente o técnico Domènec Torrent terá desfalques importantes. Diego Alves, que estava de fora por lesão, agora cumpre isolamento por ter testado positivo para o coronavírus. Seu substituto imediato, o goleiro Cesar também está contaminado.
Restando 13 dias para o jogo contra o Independiente del Valle, pela Libertadores, Diego Alves também vira dúvida pra partida. A expectativa é que César já esteja à disposição nos duelos marcados pros dias 17 e 22, no Equador.
O escolhido pra posição foi Gabriel Batista, que já havia atuado diante do Bahia. Apesar da falha em um dos gols sofridos, a comissão técnica do Flamengo identificou qualidades na atuação do jovem goleiro, de 22 anos. Ele tem “capacidade e tranquilidade” pra sair jogando com os pés.
O atacante Bruno Henrique, lesionado com um edema no joelho direito, também estará fora. A boa notícia é que Gabigol e Gerson poderão ir a campo. Em um duelo de “Pedros”, será definido o outro jogador que compõe a linha de frente. As opções são Pedro e Pedro Rocha.
Já o Fortaleza de Rogério Ceni deve ter mudanças na forma de jogar pra partida desta tarde. No clássico diante do Vozão, a posse de bola em mais de 70% não foi suficiente pra um resultado melhor.
Ceni avalia que a proposta de jogo está desgastada, por isso a necessidade de trocar. A intenção é trazer uma postura efetiva, para aproveitar as oportunidades construídas nos 90 minutos. “Fechar a casa” e ocupar espaços, sem dar liberdade pro Rubro-Negro jogar será a estratégia adotada.
Com desfalques de Tinga e Jackson, que já estavam fora do último jogo, o time deve ter: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Quintero, Bruno Melo; Felipe, Juninho; David, Romarinho, Osvaldo e Wellington Paulista.
O time de Ceni encerrou a preparação na manhã de ontem e depois seguiu viagem para o Rio de Janeiro. Na tabela, o Flamengo tem 11 pontos e ocupa a sexta colocação. O Fortaleza está um pouco pra baixo, com oito pontos no décimo lugar.
Outros jogos do Brasileirão
Corinthians x Botafogo
Um pouco mais tarde, às 19h de sábado, Corinthians e Botafogo entram em campo na Neoquímica Arena, a casa do Timão que ganhou novo nome. O Alvinegro tem oito pontos na nona posição. Enquanto o Glorioso é o primeiro da zona de rebaixamento, em 16º, com sete pontos.
Ceará X Santos
O último jogo de sábado é às 21h, entre Ceará e Santos. A bola rola na Arena Castelão, em Fortaleza. O Vozão está melhor na classificação, com 10 pontos no sétimo lugar. O Peixe tem oito pontos e está em 11º.
Bragantino x Palmeiras
Domingo a bola rola cedo, a partir das 11h, para Bragantino e Palmeiras. O Verdão por enquanto não embalou, tendo o trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo sendo muito questionado. São 10 pontos no oitavo lugar. Já o Braga, que foi surpresa no Paulistão chegando às semifinais, decepciona no Brasileirão. O time está em 18º com seis pontos.
São Paulo x Fluminense
O Morumbi terá um duelo de tricolores às 16h. O São Paulo recebe o Fluminense buscando manter a vice-liderança, que ficou ameaçada com a derrota pro Galo na quinta-feira. O Flu também briga na parte de cima, com 11 pontos na quinta posição.
Internacional x Bahia
No mesmo horário das 16h, o líder Internacional recebe o Bahia no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Tricolor vem com mudança no comando técnico após Roger Machado ter saído com a equipe na 12ª posição e oito pontos ganhos.
Jogos da noite
No fim de domingo, a bola rola pros jogos de encerramento da rodada. O Vasco enfrenta o Athletico-PR no São Januário às 18h. Já às 19h, o Atlético Goianiense tem jogo contra o Grêmio no estádio Olímpico, em Goiânia. O Sport, aliviado com três pontos de quinta-feira, busca emendar uma sequencia de vitórias diante do Goiás às 20h30. Enquanto isso, tem Coritiba e Atlético Mineiro no Couto Pereira.