A praça do Pescador, no bairro da Barra, recebe amanhã e no sábado grupos de apresentação de terno de reis e do boi-de-mamão. As apresentações de manifestações do folclore do litoral catarinense são tradicionais nesta época do ano na Barra, comunidade formada principalmente por descendentes de açoreanos.
Continua depois da publicidade
De acordo com Lilian Fernanda Martins, diretora de Arte da Fundação Cultural, este ano a Associação de Moradores do bairro pediu apoio da Fundação para realizar as atividades. A preocupação é manter ...
De acordo com Lilian Fernanda Martins, diretora de Arte da Fundação Cultural, este ano a Associação de Moradores do bairro pediu apoio da Fundação para realizar as atividades. A preocupação é manter uma tradição que, segundo ela, está se acabando aos poucos. “Essas manifestações estão cada vez mais caminhando para a extinção, pela própria dinâmica da cultura que vai se transformando ao longo do tempo, incorporando novas influências e as próprias mudanças de valores através dos tempos”, avalia.
Continua depois da publicidade
Apesar da festa ser de origem católica, uma parcela da comunidade faz parte de igrejas evangélicas, por isso na sexta-feira haverá um culto de Ação de Graças e, no sábado uma celebração na capela de Santo Amaro. Também no sábado vai ocorrer o Terno de Reis e a apresentação do Boi de Mamão na Praça do Pescador.
O Boi de Mamão é uma manifestação folclórica originária dos Açores que encena a morte e a ressurreição do boi tradicionalmente com atores voluntários. Já o Terno de Reis, também de origem portuguesa, são canções comemorativas entoadas geralmente por três homens (podendo ser em maior número), fazendo referência aos três reis magos que presentearam Jesus após seu nascimento.
Continua depois da publicidade