Uma reformulação na grade curricular dos 17 cursos da faculdade Avantis, de Balneário Camboriú, não agradou a um grupo de alunos. Ontem, cerca de 30 universitários fizeram um protesto no pátio da instituição, reclamando que a mudança resultou num grande aumento de mensalidades. A Avantis diz que a mudança aconteceu para modernizar o sistema de ensino. “Hoje a gente tá mobilizando a galera de todos os períodos. Esperamos para que haja uma redução de valores”, disse Willian Nazari, 22 anos, estudante do 8º período de Direito.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, o problema está principalmente na mudança da grade curricular dos cursos. Primeiro, porque aumentou muito a carga horária de algumas disciplinas, criou outras e acabou eliminando outras ...
Segundo ele, o problema está principalmente na mudança da grade curricular dos cursos. Primeiro, porque aumentou muito a carga horária de algumas disciplinas, criou outras e acabou eliminando outras já cursadas.“Eles simplesmente chegaram e falaram que vai ter mudança de grade, sem perguntar para os alunos, não houve diálogo, foi unilateral”, reclamou.
Continua depois da publicidade
Um dos resultados, segundo o aluno, foi um reajuste nas mensalidades No caso do Direito, por exemplo, do sexto para o sétimo período aumentam de 20 para 30 créditos, o que fará com que a mensalidade salte de R$ 1190,80 para R$ 1637,35.
Outro estudante, também de Direito, disse que na sexta-feira um grupo foi até o Ministério Público e conversou com a assessoria do promotor Rosan da Rocha, da curadoria da Defesa do Consumidor. De acordo com ele, houve cursos que o reajuste das mensalidades para o ano que vem chegou a 25%.
Continua depois da publicidade
Os universitários ainda vão avaliar se vão apresentar a queixa ao promotor. Ontem eles conversaram com a direção do curso de Direito.
A Avantis de Balneário Camboriú tem cerca de 3000 mil alunos.
Modernização do currículo
Através de sua assessoria de comunicação, a direção da Avantis diz que fez um estudo para reestruturar a grade curricular. Agora, o método de ensino é híbrido, ou seja, vai ter aula presencial e também conteúdos on line.
“A partir desta mescla de ensino presencial com algumas disciplinas a distância, é possível trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, inclusive a chamada “sala de aula invertida”, que troca a aula expositiva por problematizações de temas”, diz a direção da Avantis.
Segundo ainda a faculdade, as mudanças foram aprovadas pelo conselho técnico-pedagógico, que tem representantes dos alunos participando.
Continua depois da publicidade
As mudanças não teriam gerado grandes impactos nas mensalidades. “Em relação ao curso de Direito, o reajuste anual foi de 7%”, afirmou a direção da faculdade. “Ainda assim, a Faculdade Avantis busca analisar os casos individualmente, a fim de evitar prejuízos ao aluno”, garantiu.