O empresário Cláudio Diniz Freitas, 45 anos, reclama que as carnes em promoção em alguns comércios de Balneário Camboriú e Camboriú estão com mais gordura do que o permitido pela legislação.
Continua depois da publicidade
A gordura ultrapassaria os 30% permitidos em lei. Ele explica que quando a carne vem na embalagem a vácuo não tem como perceber, mas basta colocá-la na panela que sobra gordura. “Você vai ao açougue ...
A gordura ultrapassaria os 30% permitidos em lei. Ele explica que quando a carne vem na embalagem a vácuo não tem como perceber, mas basta colocá-la na panela que sobra gordura. “Você vai ao açougue e vê o pedaço em promoção. Tu vai lá e compras, masé pura gordura”, conta.
Continua depois da publicidade
Ele afirma ainda que quando compra a mesma carne “fora da promoção”, ela está limpa de gordura, mas custa quase o dobro do preço. Cláudio já encontrou excesso de gordura tanto em carne moída, quanto em uma capa de contra filé. “Tô evitando até comer carne. Na promoção é R$ 12, R$13,90 o quilo, mas meio quilo é de gordura”, afirma.
A diretora da Vigilância Sanitária de Camboriú, Josiane Farias, explica que as reclamações diminuíram bastante com a intensificação de ações do departamento, com vistorias em açougues e a oferta de treinamentos de manipulação de alimentos.
Continua depois da publicidade
A orientação é que o consumidor procure a Vigilância Sanitária e faça a denúncia. E se quiser, pode procurar o mercado e devolver o produto. “Pedimos que se encontrar algum problema, a pessoa denuncie. Porque sem denúncia não tem como a gente saber”.
Em Camboriú, a Vigilância fica na rua Curitiba, no centro. A denúncia pode ser feita pessoalmente ou pelo telefone (47) 3365-9400.
Já a Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú disse que quem fiscaliza a gordura nas carnes é a Cidasc.