A situação dos moradores da rua Jacob Ardigó, a famosa rua da Vala, que fica no bairro Dom Bosco, em Itajaí, não tá das melhores. O povão porco resolveu transformar uma das quadras da rua em lixão. O canal da vala e um terreno baldio ao lado da escola municipal Maria Dutra Gomes viraram depósito de tudo quanto é porcaria, pra desespero da vizinhança.
Continua depois da publicidade
O abuso é tanto que, na segunda-feira à tarde, A.C.J., 32 anos, flagrou uma dupla em plena luz do dia despejando lixo na vala. O motorista e o carona da Pampa, placa JYL 4155, pararam na parte do ...
O abuso é tanto que, na segunda-feira à tarde, A.C.J., 32 anos, flagrou uma dupla em plena luz do dia despejando lixo na vala. O motorista e o carona da Pampa, placa JYL 4155, pararam na parte do canal que ainda está a céu aberto, no final da rua, e começaram a jogar madeiras velhas, caixas e mais uma porrada de lixo no riacho.
Continua depois da publicidade
Revoltada, A. foi ter um dedo de prosa com os porcalhões. Cheio da razão, o motora da caminhonetezinha disse que não adiantava a moradora reclamar que iria jogar o lixo na vala de qualquer jeito. E ele ainda disse que também morava aqui pelo bairro. Então ele deve gostar de morar no lixo, né!?, alfineta.
Mas a atitude não é privilégio somente do motora da Pampa, lamenta A. Ela conta que não passa um dia sem flagrar aquele tipo de sacanagem. Isso acontece todos os dias. De vez em quando eu até consigo fazer eles voltarem, conta.
Continua depois da publicidade
O maior problema, ressalta a moradora, é em relação aos alagamentos. Como as valas tão cheias de entulhos, quando chove, junto com a água transborda a lixarada, que invade a rua, entope as bocas de lobo e se espalha pelos quintais da vizinhança. Na época da enchente foi horrível. O lixo ficou boiando em frente à minha casa, lembra.
Dona N.M., 52 anos, também mora na Jacó Ardigó. Pra ela, os porcalhões são os próprios vizinhos. Eles chegam com sacolas cheias e viram dentro da vala, acusa.
Aproveita e também reclama dos que deixam as sacolas de lixo largadas na calçada, à mercê da cachorrada do bairro. Pra ela, ajudaria se os vizinhos só levassem o lixo pra fora pouco antes do caminhão da coleta passar.
Rua tá cheia de terreno com lixo
Não é só a vala que tá acumulando a lixarada. As moradoras apontaram outros três terrenos, na mesma via, que tão chapadinhos de lixo. Num deles, perto da escola Maria Dutra Gomes, é possível ver roupas, restos de comida, madeira e até sofá velho jogados.
Dá-lhe denúncia
O secretário Tarcízio Zanelato, da Obras, admite que conhece os dois problemas da rua Jacob Ardigó. Regularmente é feita a limpeza, mas ninguém dá conta. Ali é um local que todo dia tem lixo, lamenta. O abobrão acredita que os entulhos são largados por lá por pessoas pagas pelos moradores do próprio bairro. Elas colocam no primeiro lugar onde ninguém tá olhando, diz, completando que a ação rola mais na calada da noite, quando o povão tá mocosado em casa.
Continua depois da publicidade
O ideal, pra Zanelato, é a comunidade denunciar a sacanagem na hora em que ela rolar. Pode ser pras secretarias de Obras ou de Urbanismo, diz o secretário. A polícia Militar também pode receber esse tipo de denúncia, caso o flagra seja de noite, completa o abobrão.
Como dedurar
O telefone da secretaria de Obras é 3348-030O. Os números da secretaria de Urbanismo são 3341-6076 e 9613-2433. Pra PM, basta discar o 190.