Uma das principais avenidas de Balneário Camboriú poderá ganhar o nome do fundador do DIARINHO. A proposta, do vereador Claudir Maciel (PPS), é acrescentar o nome do advogado Dalmo Vieira, morto em 2004, à avenida do Estado, que passará a se chamar avenida do Estado Dalmo Vieira. O projeto de lei entra em votação na noite de hoje, na câmara de vereadores da Maravilha do Atlântico.
Continua depois da publicidade
Claudir afirma que bolou a homenagem porque o veio Dalmo foi o responsável pela criação do jornal mais conhecido da região. O DIARINHO foi criado em 12 de janeiro de 1979, em Itajaí, mas logo ganhou ...
Claudir afirma que bolou a homenagem porque o veio Dalmo foi o responsável pela criação do jornal mais conhecido da região. O DIARINHO foi criado em 12 de janeiro de 1979, em Itajaí, mas logo ganhou espaço nos outros municípios por abordar temas populares, assuntos relevantes pra comunidade e por ter uma linguagem acessível. Indiscutivelmente, é até hoje o noticiário da nossa região, afirma Claudir.
Continua depois da publicidade
O homem da casa do povo conta, ainda, que optou por fazer a homenagem na avenida do Estado porque a via abrigou a sede do jornal por mais de cinco anos. Nos anos 90, o DIARINHO funcionava em frente ao batalhão do corpo de Bombeiros. A avenida liga Itajaí, Balneário e Camboriú, assim como o próprio Dalmo Vieira, que ligou a comunicação na região, derrete-se Claudir.
O projeto de lei já ganhou assinatura de apoio dos vereadores tucanos Moacir Schmidt, Dão Koeddermann, Fabrício de Oliveira e João Miguel, o Tatá. Também apoiaram a proposta o vereador Orlando Angioletti (DEM) e José Carlos Hannibal (PP). É provável que seja aprovado por unanimidade. Até porque todos os vereadores fizeram história no DIARINHO, diz Claudir.
Continua depois da publicidade
Além da votação de hoje, a proposta tem que passar por mais uma sessão pra ser encaminhada ao prefeito Edson Periquito (PMDB). Caso seja caneteada, torna-se lei e o município terá que colocar as placas de identificação da avenida com novo nome.
Lembrança
Neta de Dalmo e diretora do DIARINHO, a jornalista Samara Toth Vieira acha importante a homenagem, pois o avô foi fundador do primeiro jornal diário que circulou pela região. Ela fica mais orgulhosa ainda, ao saber que a rasgação de seda vem justo agora, quando a avenida tá bonitona e passa por uma reforma. Pode ser que ele achasse isso uma frescura, mas pra família é uma forma de ele continuar vivo, comenta.
Anos depois de fundar o DIARINHO, Dalmo morou na Maravilha do Atlântico, cidade pela qual era apaixonado. Nascido em Itajaí, o fundador do jornal também tinha casa na Penha, mas nunca recebeu uma homenagem das outras citys. Talvez tivesse mais lógica que ele fosse homenageado antes por essas cidades, mas ele mesmo achava que Balneário era mais avançada e cosmopolita, conta Samara.