O site Válvula Rock, portal especializado em música catarinense, lançou na sexta-feira mais uma plataforma de divulgação e valorização da música autoral da Santa & Bela. O selo virtual Válvula Rock Discos irá lançar álbuns e EPs de bandas barriga-verdes de forma gratuita na web. O primeiro lançamento foi o disco Temporal, da banda Dramaphones, de Rio do Sul. Ele está disponível pra ser baixado e audição desde sexta, às 14h. Junto com as músicas, o arquivo vem com o encarte completo. O endereço do selo é: www.valvularock.com.br/discos.
Continua depois da publicidade
Pra equipe do site, esta é mais uma forma de oxigenar o cenário da música autoral catarinense, auxiliando no lançamento e na divulgação de bandas que merecem ter o seu trabalho reconhecido. Com ...
Pra equipe do site, esta é mais uma forma de oxigenar o cenário da música autoral catarinense, auxiliando no lançamento e na divulgação de bandas que merecem ter o seu trabalho reconhecido. Com o selo virtual, o objetivo é agregar cada vez mais grupos ao projeto e incentivar a produção com qualidade e profissionalismo no estado.
Continua depois da publicidade
As parcerias com bandas fazem parte da história do Válvula Rock, já lançamos alguns singles e até criamos sites especiais, como aconteceu com a SC Tour da Cassim&Barbária, no ano passado. Agora estamos fazendo algo maior, que é lançar discos completos, ampliando o alcance da música catarinense através dos mecanismos de divulgação do Válvula, acredita Anderson Davi, um dos idealizadores do portal.
O disco Temporal foi gravado em Curitiba entre os meses de janeiro e maio deste ano. Com 13 faixas, ele reúne músicas que já eram tocadas em shows e outras canções inéditas. O primeiro single do álbum, Isopropanol, foi lançado no Válvula Rock no último mês. O grupo circula com facilidade entre o rock e o pop, com influências de grandes nomes que se destacaram na última década, como The Strokes, Arctic Monkeys e Los Hermanos.
Continua depois da publicidade
Os selos
Os selos surgiram como repartições de gênero musical dentro de grandes gravadoras. Entretanto, o termo também se adaptou às gravadores autônomas de menores proporções. Estas foram, durante décadas, o principal meio de divulgação de bandas alternativas no mercado fonográfico mundial, atingindo um público dirigido, que encontrava através dos catálogos dos selos as novidades dos estilos musicais de sua preferência.
Com a evolução das tecnologias e o boom da internet, os selos também precisaram migrar pra web. Surgiu então o modelo virtual, se pautando no download dos álbuns. Embora as bandas tenham se tornado ainda mais independentes e com ferramentas gratuitas pra divulgar seu trabalho por conta própria, os selos continuam sendo referência pro público que procura por novidades, mantendo o papel de vitrine dos grupos alternativos.