A renovação da licença pros trampos dos mototaxistas na Maravilha do Atlântico, este ano, trouxe um novidade. Pra circularem diboa e dentro da lei, os caras precisam passar por um psiquiatra, pra avaliação de sanidade mental. Até aí, tudo bem. Porém, reclamam os motoras, é que eles terão que desembolsar 25 reales pra passar por um dotô, sendo que a prefa tem psiquiatras no centro de Atenção Psicossocial (Caps) pra atendimento gratuito.
Continua depois da publicidade
Sidnei Torres de Matos, 40 anos, trabalha há 10 carregando passageiros em sua cabrita. Pra ele, pagar pela consulta é uma baita duma sacanagem. Antes, só pediam atestado de antecedente criminal ...
Sidnei Torres de Matos, 40 anos, trabalha há 10 carregando passageiros em sua cabrita. Pra ele, pagar pela consulta é uma baita duma sacanagem. Antes, só pediam atestado de antecedente criminal. Mas o outro [sanidade mental] eu acho que não tem que pedir, acredita.
Continua depois da publicidade
Outra bronca do motociclista é a exigência do fundo Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú (Fumtran) de que os condutores têm que passar por médicos particulares, pois não haveria dotôres de psiquiatria disponíveis na rede pública. A prefa, segundo o denunciante, tá indicando o dotô Carlos Leal Vieira, que atende particular e faz parte dos médicos do Caps da Maravilha do Atlântico.
Sidnei diz que vai parar de trampar e não vai fazer o teste, a exemplo de outros colegas de profissão. O psiquiatra pode atender umas oito pessoas ao mesmo tempo. Porque eles só chegam lá, carimbam um documento e mandam a gente embora, afirma o carinha.
Continua depois da publicidade
Estranho
A reportagem foi ao endereço fornecido pela prefa como sendo do consultório médico do dotô Carlos Leal Vieira. Fica na sala 24 do edifício Machado de Assis, nº 263, rua 1.111. O DIARINHO não teve acesso ao consultório, pois era preciso autorização duma secretária pra entrar no prédio. A muié disse que o dotô só atende naquele lugar no período da tarde e confirmou a cobrança pra ele emitir os atestados.
No centro de Atenção Psicossocial (Caps), local onde o psiquiatra cumpre horário, um funcionário disse que o médico Carlos não tem consultório fora de lá.
Prefa tá agindo errado
O advogado Mauro Afonso de Gasperi explica que se há psiquiatra na rede pública, é errado empurrar os mototaxistas pra um médico particular. No caso do médico Carlos, o DIARINHO apurou que, no Caps, ele atende somente quem já é paciente de lá.
Mauro diz que quer acreditar que a prefa indicou o atendimento particular de boa-fé, já que atenderia todos os motociclistas por um preço abaixo do normal. A consulta de 25 reais tá barata. Na média, é mais de 100 reais, afirma o advogado, que ainda avalia que a prefa, mesmo exigindo consulta particular, não deveria indicar um médico específico.
Continua depois da publicidade
Exigência tá prevista em lei, garante abobrão
O gestor do Fumtran, Jaime Mantelli, explica que a prefa passou a exigir o atestado de sanidade mental, que está previsto em lei. Mantelli diz que se sente preocupado com o cliente que pega corrida com um mototaxista, já que é um serviço perigoso. Nós vamos fazer com que a legislação seja aplicada na totalidade e que dê garantias de mais segurança tanto para o cliente quanto para o profissional, comenta o abobrão.
Sobre a cobrança da consulta, Mantelli diz que tá conversando com a secretaria de Saúde pra que o atestado seja feito sem exigência de pagamento. Apesar do nome do dotô Carlos estar no comunicado enviado pela prefa, o abobrão garante que não é obrigação de ninguém ser atendido pelo médico Carlos. É pra simplificar pra eles. Mas o que a gente precisa é do laudo, então a pessoa tem toda a liberdade de ir a outro psiquiatra, termina.