Itajaí

Balneário exige laudo de sanidade de mototaxistas

Motoras lascam que prefa tá indicando médico particular, mesmo tendo psiquiatra na rede pública

A renovação da licença pros trampos dos mototaxistas na Maravilha do Atlântico, este ano, trouxe um novidade. Pra circularem diboa e dentro da lei, os caras precisam passar por um psiquiatra, pra avaliação de sanidade mental. Até aí, tudo bem. Porém, reclamam os motoras, é que eles terão que desembolsar 25 reales pra passar por um dotô, sendo que a prefa tem psiquiatras no centro de Atenção Psicossocial (Caps) pra atendimento gratuito.

Sidnei Torres de Matos, 40 anos, trabalha há 10 carregando passageiros em sua cabrita. Pra ele, pagar pela consulta é uma baita duma sacanagem. “Antes, só pediam atestado de antecedente criminal ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Sidnei Torres de Matos, 40 anos, trabalha há 10 carregando passageiros em sua cabrita. Pra ele, pagar pela consulta é uma baita duma sacanagem. “Antes, só pediam atestado de antecedente criminal. Mas o outro [sanidade mental] eu acho que não tem que pedir”, acredita.

Continua depois da publicidade

Outra bronca do motociclista é a exigência do fundo Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú (Fumtran) de que os condutores têm que passar por médicos particulares, pois não haveria dotôres de psiquiatria disponíveis na rede pública. A prefa, segundo o denunciante, tá indicando o dotô Carlos Leal Vieira, que atende particular e faz parte dos médicos do Caps da Maravilha do Atlântico.

Sidnei diz que vai parar de trampar e não vai fazer o teste, a exemplo de outros colegas de profissão. “O psiquiatra pode atender umas oito pessoas ao mesmo tempo. Porque eles só chegam lá, carimbam um documento e mandam a gente embora”, afirma o carinha.

Estranho

A reportagem foi ao endereço fornecido pela prefa como sendo do consultório médico do dotô Carlos Leal Vieira. Fica na sala 24 do edifício Machado de Assis, nº 263, rua 1.111. O DIARINHO não teve acesso ao consultório, pois era preciso autorização duma secretária pra entrar no prédio. A muié disse que o dotô só atende naquele lugar no período da tarde e confirmou a cobrança pra ele emitir os atestados.

No centro de Atenção Psicossocial (Caps), local onde o psiquiatra cumpre horário, um funcionário disse que o médico Carlos não tem consultório fora de lá.

Prefa tá agindo errado

O advogado Mauro Afonso de Gasperi explica que se há psiquiatra na rede pública, é errado empurrar os mototaxistas pra um médico particular. No caso do médico Carlos, o DIARINHO apurou que, no Caps, ele atende somente quem já é paciente de lá.

Mauro diz que quer acreditar que a prefa indicou o atendimento particular de boa-fé, já que atenderia todos os motociclistas por um preço abaixo do normal. “A consulta de 25 reais tá barata. Na média, é mais de 100 reais”, afirma o advogado, que ainda avalia que a prefa, mesmo exigindo consulta particular, não deveria indicar um médico específico.

Continua depois da publicidade

Exigência tá prevista em lei, garante abobrão

O gestor do Fumtran, Jaime Mantelli, explica que a prefa passou a exigir o atestado de sanidade mental, que está previsto em lei. Mantelli diz que se sente preocupado com o cliente que pega corrida com um mototaxista, já que é um serviço perigoso. “Nós vamos fazer com que a legislação seja aplicada na totalidade e que dê garantias de mais segurança tanto para o cliente quanto para o profissional”, comenta o abobrão.

Continua depois da publicidade

Sobre a cobrança da consulta, Mantelli diz que tá conversando com a secretaria de Saúde pra que o atestado seja feito sem exigência de pagamento. Apesar do nome do dotô Carlos estar no comunicado enviado pela prefa, o abobrão garante que não é obrigação de ninguém ser atendido pelo médico Carlos. “É pra simplificar pra eles. Mas o que a gente precisa é do laudo, então a pessoa tem toda a liberdade de ir a outro psiquiatra”, termina.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.163


TV DIARINHO


🌎✈️ A MAIOR VENDA DO ANO! R$ 11,5 bilhões colocam o aeroporto de Navegantes no radar internacional. ...



Especiais

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém



Blogs

Pepitidios na estética

Blog da Ale Françoise

Pepitidios na estética

Mounjaro: inovação no emagrecimento e controle do diabetes – descubra se é para você 🫵🏻

Espaço Saúde

Mounjaro: inovação no emagrecimento e controle do diabetes – descubra se é para você 🫵🏻

Muito cuidado...

Blog do JC

Muito cuidado...

 Negra Pérola — um haikai para a Consciência Negra

VersoLuz

Negra Pérola — um haikai para a Consciência Negra



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.