Itajaí

Cidasc invade pasto, apreende boi e sacrifica animal

Dono do bicho reclama de intransigência e companhia afirma que animal tava sem identificação e oferecia riscos ao rebanho catarinense

A apreensão e sacrifício de um boi causaram frisson na Terra do Marisco. O bovino de Renato Santos foi recolhido pela companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) por não ter o brinquinho de identificação na zorelha. A Cidasc alega que o animal pastava livremente por terrenos particulares. Mas o dono do bicho garante que o animal tava amarrado e tinha registro. Ele ainda acusa a veterinária que recolheu o boi de abuso de otôridade.

O rolo todo começou na sexta-feira à tarde. Depois que um morador da Penha deu dicara com três bois pastando no terreno dele, o cara decidiu registrar um boletim de ocorrência na delegacia. No mesmo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O rolo todo começou na sexta-feira à tarde. Depois que um morador da Penha deu dicara com três bois pastando no terreno dele, o cara decidiu registrar um boletim de ocorrência na delegacia. No mesmo dia, a veterinária da Cidasc da Penha, Simone Brito Demarchi, foi chamada pra checar o perrengue. A profissa constatou que um dos bois não tinha qualquer tipo de identificação. O DIARINHO foi atrás da muié. Ela disse que não poderia se manifestar sobre o caso. “Desta forma, aplicou-se a legislação sanitária, que prevê que um animal sem identificação e sem documento deve ser sacrificado”, relata o gerente da Cidasc de Itajaí, João Carlos Batista dos Santos, que topou conversar com a reportagem.

Continua depois da publicidade

O boi foi sacrificado na terça e a carcaça doada pra uma graxaria, empresa que faz o processamento.

Renato é entregador de gás e faz bico como pecuarista. Ele garante que o boi tava registrado e acusa a Cidasc de não ceder o equipamento pra colocação do brinco. “Não foi colocado por falta de máquina. Eu tenho documento que comprova que eu tinha cadastrado o animal”.

A indignação de Renato é ainda maior quanto à intransigência da veterinária Simone, que recolheu o bicho. De acordo com o pecuarista amador, os outros dois bois também eram de sua propriedade e estavam com o brinco na orelha. “Ela poderia ter me chamado pelos outros dois que estão em meu nome. Era só entrar no computador e ter conferido. Mas ela não quis saber de nada, veio com todo o seu poder e levou o meu boi”, detona.

Ao saber que o animal tinha sido levado, Renato correu pra secretaria da Agricultura de Penha pra pedir socorro. O secretário Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, e o vereador Juju Capela (PSDB), se mobilizaram pra tentar ajudá-lo, conta. Os bagrões tentaram conseguir um acordo com a Cidasc, mas foi tarde demais.

É lei: tem que matar!

“Eu sinto pelo animal ser sacrificado”, lamentou o chefão da Cidasc de Itajaí, João Carlos Batista dos Santos. Segundo ele, o erro de Renato foi ter pego o brinco e o termo de responsabilidade na companhia sem devolver o documento preenchido. “Se passam 10 anos que você pegou o termo e o brinco, mas não retornou à Cidasc pra entregá-los, o animal não está registrado”, esclarece João, que afirma ainda que registro do bicho só é concluído quando o proprietário devolve a documentação.

Dessa forma, mesmo que Renato tivesse colocado o brinco no boi, o animal teria sido igualmente sacrificado.

Continua depois da publicidade

O artigo 7º da lei estadual 103.66/97 garante que o médico veterinário oficial terá livre acesso às propriedades onde existam animais e produtos animais a inspecionar e imediatamente deverá determinar medidas de defesa sanitária animal que forem julgadas necessárias. Dentre as medidas estão a interdição do local e sacrifício do bicho. “Um bovino que foi detectado sem essa identificação é considerado clandestino, por isso ele seria sacrificado”, explica Flávio Pereira Veloso, gerente estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc.

O bagrão garante que o sacrifício do animal não é feito como uma medida punitiva ao produtor, mas sim considerando o risco a todo rebanho catarinense.

O cadastrado dos bovinos é gratuíto e fica pronto na hora. Para fazê-lo basta se dirigir a Cidasc mais próxima com os documentos de identificação do proprietário em mãos. Quem tem um ou mil bois, para fim doméstico ou de produção, deve ter os bichinhos devidamente cadastrados. Após qualquer movimentação, tais como morte do animal, procriação ou venda, a Cidasc deve ser notificada.

Continua depois da publicidade

Denuncie!

O fone de plantão da Cidasc é gratuito e recebe denúncias sobre abates clandestinos, animais sem identificação ou criados em ambiente inadequado, transporte ilegal ou ainda sobre qualquer situação que apresente risco sanitário. Ligue 0800-6439300 e dedure irregularidades.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.208


TV DIARINHO


♟️O espetáculo “Xeque-Mate” marca a conclusão do percurso formativo dos 25 bailarinos do Corpo de Baile ...



Especiais

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém



Blogs

Uma delícia para o casal

Blog da Jackie

Uma delícia para o casal

Está com anemia?

Blog da Ale Françoise

Está com anemia?

Cartografia do Desajuste

VersoLuz

Cartografia do Desajuste

Bolsonaro é preso

Blog do JC

Bolsonaro é preso

Você já renovou a sua receita médica?

Espaço Saúde

Você já renovou a sua receita médica?



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.