O povão que passou pela praia Central de Barra Velha ficou com pena do visitante inesperado que deu as caras na orla, na manhã de sexta-feira. Um pinguim todo judiado foi encontrado na faixa de areia. Ele acabou resgatado pelos bombeiros militares e encaminhado ao centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Univali, na Penha.
Continua depois da publicidade
O coitadinho tava com o olho direito machucado e tinha perdido pelos. Nessa época do ano, é comum eles [os pinguins] nadarem procurando por águas mais quentes e acabam vindo para cá. Provavelmente ...
O coitadinho tava com o olho direito machucado e tinha perdido pelos. Nessa época do ano, é comum eles [os pinguins] nadarem procurando por águas mais quentes e acabam vindo para cá. Provavelmente alguma rede de pesca o pegou e o machucou, explica o sargento Evandro Rodrigues, do corpo de bombeiros da Capital do Pirão.
Continua depois da publicidade
Já o coordenador do laboratório de recuperação de aves marinhas do CTTMar, Gilberto Manzoni, diz que não é possível afirmar, com certeza, que o rolou com o bichinho.
No laboratório, o pinguim encontrado na sexta se juntou a outros três: um localizado em Itajuba, também em Barra Velha, e outros dois achados no Gravatá, em Navega, todos na quinta-feira. Nos últimos 10 dias, o laboratório recebeu seis pinguins e dois deles morreram. No início do mês, um animalzinho também deu as caras na praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, e foi entregue ao pessoal da Santur.
Continua depois da publicidade
Os bichinhos que tão no centro da Univali são da espécie pinguim-de-magalhães, da região da Patagônia. A previsão é que eles se recuperem em um mês e depois peguem carona em algum barco que vá o mais perto possível do Uruguai ou da Argentina, pra serem deixados por lá e voltarem pra casa.