Itajaí

Dois dias de muito aprendizado e uma vista fantástica no morro do Careca

Editor de Esportes do DIARINHO fez o seu primeiro voo duplo

Após contato telefônico, na tarde de quinta-feira, a reportagem do DIARINHO simandou pro morro do Careca pra encontrar Du e Paulão. Logo nos deparamos com o primeiro obstáculo. Dois grandes lances de escadas íngremes, difíceis de serem superados até por pessoas que andam normalmente. Rapidamente, pegamos a cadeira de Paulão em quatro pessoas e superamos a primeira parte do trajeto. Quando nos preparávamos pra última parte antes de atingir o topo do morro, veio o alerta. “Pessoal, essa parte tá muito lisa, é mais seguro me tirarem na cadeira e dois de vocês me levarem no colo”, opinou o cadeirante. Acatamos a sugestão e logo chegamos ao cume com maior segurança.

O sol intenso refletido no mar azul ladeado pelas encostas verdes formavam um visual que recompensa qualquer tipo de esforço. O cenário estava quase perfeito pro cronograma planejado pelo instrutor ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O sol intenso refletido no mar azul ladeado pelas encostas verdes formavam um visual que recompensa qualquer tipo de esforço. O cenário estava quase perfeito pro cronograma planejado pelo instrutor de voo. “Salto contigo Anderson, depois pousamos novamente no morro pra fazer um pitstop. Daí te desconectamos e conectamos o Paulo pra mais um voo duplo”, programou Du.

Continua depois da publicidade

Na teoria tudo estava pronto, mas o vento, com intensidade fraca, não colaborava. Depois de uma hora, a condição melhorou um pouco e Du saltou pra executar um voo solo. Ao pousar, deu o veredicto. “A previsão de vento era boa, mas como está não é o ideal pra prática do voo duplo. Vamos ter que adiá-lo, mas vamos conseguir nos próximos dias”, sentenciou.

Agora vai

No início da tarde de sábado, nós três estávamos reunidos dinovo no mesmo local. O cenário estava mais uma vez fantástico, mas com um detalhe fundamental: a presença do vento mais forte em relação aos dias anteriores. Após ver a satisfação de vários pilotos e alunos ao voarem, a reportagem do DIARINHO teve a oportunidade de vivenciar duas experiências únicas.

Ao fim de uma aula teórica, teve a assinatura de um termo de responsabilidade e a exaustiva checagem dos equipamentos de segurança. Agora sim, saltamos pra contemplar uma das vistas mais bonitas da Santa & Bela. Logo sinto uma contradição entre poder e fragilidade. Com o passar do tempo, isso se transforma em uma sensação de bem-estar total, ao sentir a força do vento.

Durante alguns minutos, recebo as instruções das manobras básicas e passo a executá-las, um pouco apreensivo. Repasso o comando pro instrutor e volto apenas a admirar a paisagem. Após o apito que sinaliza o momento do pouso, passo a me concentrar nas instruções recebidas antes do voo, pra termos um pitstop. Antes do pouso já avisto Paulão e os demais instrutores prontos pra dar suporte à ação.

O último passo

Em poucos minutos, tudo ocorre com perfeição: sou desconectado e Paulão deixa a cadeira de rodas pra mais uma aventura.

Reassumo a câmera pra fazer o registro fotográfico. Depois de alguns minutos, Du manda um recado pelo rádio intercomunicador ao fiscal de rampa: “Avisa ao Anderson que vamos passar bem perto do morro e o Paulo que vai estar manobrando o parapente”. Após mais alguns minutos, ele repassa o comando pro instrutor dinovo e aproveita pra fazer um sinal de positivo. Na sequência, mais um pouso perfeito, pra felicidade da dupla e de todos que tiveram a oportunidade de presenciar o momento. Trechos dos vídeos do voo e do pouso do cadeirante podem ser conferidos no saite: www.diarinho.com.br.

Continua depois da publicidade

Vem mais aventura por aí

Quem pensa que as aventuras da dupla vão se resumir ao voo duplo está completamente enganado. Nas próximas semanas, os dois vão intensificar e canalizar as ações pra algo mais radical e inédito na Santa & Bela. “Não sei nem se em termos de Brasil isso já foi feito. Nas próximas semanas, vamos realizar uma coisa que vai alterar a imaginação do Paulo e de quem vivenciar esse momento do primeiro salto solo dele”, explica Du.

Continua depois da publicidade

De acordo com o instrutor, esta semana começa o trabalho da montagem de uma cadeira especial com rodas em forma de triciclo pra colocar a ideia em prática. “A grande dificuldade do cadeirante no parapente é a decolagem e o pouso. Durante o voo é tranquilo, pois muitas vezes eles têm mais percepção do que pessoas que não têm nenhuma deficiência. Além disso, eles passam por muitas dificuldades todos os dias, pois a maioria dos locais e das pessoas não estão preparados pra recebê-los. Então tudo isso eles tiram de letra”, ressalta.

Du dá detalhes dos bastidores da próxima aventura. “Assim que a cadeira especial ficar pronta, eu mesmo vou fazer testes voando com ela. Depois disso, ele [Paulo], como piloto-aluno, será habilitado pela associação Brasileira de Parapentes (ABP), que está me apoiando nesta empreitada. Com isso, o Paulo vai poder decolar e pousar sem dificuldade nenhuma e sem criar riscos pra ninguém”, comemora o empresário e instrutor Du.

Continua depois da publicidade

Quer conhecer o Morro do Careca também?

Por ser um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, o complexo morro do Careca possui uma vista privilegiada de toda a região. Por isso, atrai adeptos de esportes radicais como parapente, rapel, escaladas e asa delta. O percurso da praia dos Amores, onde fica localizado, até o alto do morro pode ser feito de carro, por um trajeto de 600 metros, totalmente asfaltado. Outra forma de se chegar ao local é através do pontal Norte, onde você faz um percurso a pé em meio à natureza através de deques que levam até a praia do Buraco. De lá se pode avistar o morro e, em mais alguns minutos de caminhada, deslumbrar uma vista panorâmica da city. Pra quem não conhece e quer ir de carro, o morro fica no sentido norte. Vá pela avenida Atlântica e passe pelo pontal norte. Tem várias placas de sinalização.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🚨📦 OPERAÇÃO POLICIAL! Mandados foram cumpridos no bairro Pantanal, em Floripa, contra facção que fornecia ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

As estratégias para hidratação do L’Étape Brasil by Tour de France

A bordo do esporte

As estratégias para hidratação do L’Étape Brasil by Tour de France

Balanço positivo

Blog do JC

Balanço positivo



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.