Itajaí

Abobrões da BMW bizolham hoje terreno

City peixeira é uma das oito da Santa & Bela na disputa pela primeira unidade da marca alemã na América Latina

Representantes da BMW da Alemanha estarão hoje em Itajaí para conhecer um terrenão que tem tudo pra abrigar a primeira fábrica da mais importante marca de carangos de luxo do mundo, informou uma fonte ligada ao prefeito Jandir Bellini (PP). Os engravatados passarão o dia visitando pelo menos sete das oito cidades catarinas que estariam na disputa para receber a primeira unidade da montadora de possantes de luxo na América Latina.

Continua depois da publicidade

A chegada, afirmou a fonte, tá marcada pra rolar às 15h. À tiracolo com os alemães da diretoria da BMW Internacional virão abobrões do governo do estado. Entre eles, Paulinho Bornhausen, secretário ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A chegada, afirmou a fonte, tá marcada pra rolar às 15h. À tiracolo com os alemães da diretoria da BMW Internacional virão abobrões do governo do estado. Entre eles, Paulinho Bornhausen, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e Alexandre Fernandes, secretário de Relações Internacionais. É Alexandre quem tá à frente das negociações com os alemães.

Continua depois da publicidade

Clayton Batstchaeur, secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da prefa de Itajaí, confirmou ao DIARINHO que representantes da montadora alemã fizeram contato com o prefeito Jandir Bellini.

Clayton tava faceiro ontem com a possibilidade de Itajaí receber a fábrica da BMW. O secretário não quis confirmar a informação de que a visita dos alemães irá rolar hoje, mas revelou que Bellini pretende oferecer uma área no polo industrial da Itaipava, o famoso terreno do Patussi. “A lei nos permite vender o terreno por um valor bem acessível, a um real o metro quadrado”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Além da pechincha na venda do imóvel, a intenção é também livrar o bolso dos alemães do imposto predial e territorial urbano (IPTU), do imposto sobre serviços (ISS) e de lambuja não cobrar de taxas de licenças e alvarás. “Vamos sair daquele estigma de que a cidade tem na logística e nos serviços o seu pilar econômico e vamos agregar um segmento importante, que é o de mercadorias de luxo, como os carros da BMW e os iates da Azimut, que já está na cidade”, discursou o abobrão, já contando com o ovo no fiofó da galinha.

Além de Itajaí, estão no páreo da disputa Imbituba, Biguaçu, Araquari, Garuva, São Chico, Joinville e até Lages. As duas mais próximas são Biguaçu e Araquari.

O advogado Anderson Nazário, procurador-geral da prefa de Biguaçu, confirmou ao DIARINHO que a cidade foi bispada pra receber a planta da montadora alemã. “Temos a informação, mas não foram informados os detalhes”, disse. O que a empresa teria solicitado da prefa é um relatório sobre as vantagens e estruturas logísticas que a cidade teria para receber uma indústria de carangos, contou o procurador.

O documento deve ser encaminhado nos próximos dias. “Agora vamos aguardar o contato da empresa, ver o que ela pretende de faturamento e geração de empregos e aí fazer uma avaliação nossa sobre quais benefícios tributários vamos poder oferecer”, afirmou ainda.

Clenilton Carlos Pereira, da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araquari, desconversou ao ser perguntado se a prefeitura foi consultada oficialmente para abrir uma unidade fabril da BMW. Mas tocou a discursar sobre as vantagens do município que fica entre Barra Velha e Joinville. “Araquari está preparada e muito bem localizada para receber um empreendimento desses”, sigabou.

Através da assessoria de comunicação do governo do Estado, o secretário Alexandre Fernandes, das Relações Internacionais, mandou dizer que não se manifestará sobre a disputa. Além da Santa & Bela, outros seis estados estariam rogando pela fábrica da BMW.

Têm outros países na disputa da marca

Continua depois da publicidade

Mariana Romero, do departamento de comunicação corporativa da BMW do Brasil, disse ontem por e-mail que somente a partir de outubro deste ano é que a empresa vai anunciar se construirá ou não uma fábrica nas Américas do Sul ou Central. “O projeto de instalação de uma linha de montagem da BMW na América Latina não está confirmado, pois a região faz atualmente parte de um estudo global que a matriz realiza constantemente”, afirmou.

E não seríamos os únicos na disputa. “Vale lembrar que, assim como o Brasil, outros países fazem parte deste estudo na própria região e também em outros continentes do globo”, concluiu.

Fábrica será apenas para montagem

Se a BMW chegar em Santa Catarina, vem apenas com uma unidade para montagem de carangos. É o que na indústria automobilística se chama de Completely Knocked Down, o tal do CKD, que dá pra traduzir como ‘completamente desmontado’. Como a alemãozada não abre mão da produção, vai mandar chassi, carroceria, motor e todas as outras peças pra cá. Aqui o carango será montado.

Oficialmente, a BMW diz que o Brasil é o país com maior crescimento da marca no mundo. No ano passado, as vendas de possantes e motocas cresceram por aqui 117% em relação a 2009. Só de carros foram vendidas 8,2 mil unidades.

Continua depois da publicidade

Com as motocas

A BMW já faz com as motos essa história de trazer chassi, carenagem e peças da Alemanha e montar por aqui. Há cerca de dois anos, numa parceria com a Dafra, montou a famosa 650 GS numa fábrica de Manaus. Este ano começou a montagem de outras duas cabritonas de luxo, com cilindrada de 800 centímetros cúbicos.

O Brasil é o único país fora da Alemanha que tem uma fábrica das motoconas da BMW. E bota motocona nisso. As que são feitas aqui no Brasil, mesmo com tecnologia inferior às das suas irmãs germânicas, custam entre R$ 33 mil e R$ 43 mil.

 

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.8

TV DIARINHO


🚓🌲 FORAGIDO CAPTURADO! Homem de 29 anos com mandado por roubo no Pará foi preso ao tentar fugir pro ...





Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Dieta anti - inflamatória!

Blog da Ale Francoise

Dieta anti - inflamatória!

🦴 Osteopenia: o sinal silencioso que seu corpo pode estar dando

Espaço Saúde

🦴 Osteopenia: o sinal silencioso que seu corpo pode estar dando

Diplomacia atenta

Blog do JC

Diplomacia atenta

As duas juntas...

Blog da Jackie

As duas juntas...



Diz aí

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

ENTREVISTA

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.