Itajaí

Prefa recolheu 298 mendigos em 22 dias

Metade da turma é de itajaienses e a outra de forasteiros

Um pouco caminhando, um pouco de carona. Foi assim que João Osni da Rosa, de Curitibanos, chegou a Itajaí há alguns meses. A ideia dele era conseguir um trampo com cartei­ra assinada e faturar uma graninha por mês. Mas as voltas da vida, às ve­zes, são cruéis. Hoje, João carrega no corpo seus únicos pertences: a calça marrom, o tênis preto, duas blusas marrons, o casaco vermelho e o boné verde.

Continua depois da publicidade

Pessoas como ele, que chegam com expectativa duma vida melhor e dão dicara com a rua da amargura, são comuns nas calçadas da city pei­xeira. Entre 1º de julho e sexta-feira pela manhã, conforme ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Pessoas como ele, que chegam com expectativa duma vida melhor e dão dicara com a rua da amargura, são comuns nas calçadas da city pei­xeira. Entre 1º de julho e sexta-feira pela manhã, conforme dados da se­cretaria de Desenvolvimento Social, 298 mendigos foram recolhidos du­rante as rondas dos fiscais ou através de denúncias de moradores.

Continua depois da publicidade

O leitor Jair Bork procurou o jDIARINHO na sexta-feira pra recla­mar dum morador de rua que esta­ria usando as bordas do chafariz da praça em frente à igreja Matriz como cama. A reportagem passou por lá, perto do meio dia, mas não encon­trou o tal morador.

Passagem divolta

Continua depois da publicidade

O programa de Orientação ao Mi­grante (POM) tenta, por meio de trabalhos sociais, reduzir o número de andarilhos em Itajaí. Na primeira abordagem, os mendigos são enca­minhados pra uma conversa com um assistente social.

Se a pessoa for de fora e tiver inte­resse em voltar pra terra de origem, a prefa abre o bolso e banca uma passagem, só de ida, pro destino fi­nal. “Cinquenta por cento dos que são recolhidos são de Itajaí mesmo”, diz o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Marinho. Estes, con­forme o abobrão, são encaminhados pra casa de Apoio Social (CAS).

No albergue o morador de rua pas­sa por avaliação médica e psicológi­ca. Ele pode permanecer na baiuca por até 72 horas, pro caso de algum parente aparecer pra resgatá-lo.

Desde fevereiro de 2005, quando abriu as portas, a CAS já atendeu mais de oito mil pessoas. Entre men­digos que passaram apenas uma vez pra comer, tomar banho e dormir e outros que já passaram várias vezes. “Nós temos 15 vagas. Dez masculinas, duas femininas e três de emergência, que é quando uma pessoa chega à noite e ainda não foi avaliada. Mas hoje (sexta-feira) nós estamos com 18 pessoas”, esclarece Roberta Rech, co­ordenadora e assistente social da CAS. Segundo a bagrona da casa, os anda­rilhos recebem ajuda pra conseguir trampo. “Aqui nós incluímos as pes­soas”, diz. Além disso, os assistidos recebem, se precisarem, documentos novos.

Nesta época do ano, a casa recebe entre 50 e 70 pessoas por mês. Devido à demanda, a coordenadora Roberta pede que a comunidade ajude doan­do roupas de frio, além de cuecas, meias, calças e casacos. A CAS fica na rua José Pereira Liberato, 5237, bairro são Judas. O telefone de lá é o (47) 3348-4133.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.44

TV DIARINHO


🇮🇹🍕 BALNEÁRIO FEZ HISTÓRIA! Com 61 metros de Margherita, BC superou São Paulo e agora tem a maior pizza ...





Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política



Diz aí

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"

AO VIVO

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.