Depois de tanto blábláblá, hoje à noite vai rolar a votação final do projeto de lei que altera de 12 pra 21 o número de vereadores no Itajaí. A sessão começa às 18h, mas deve acabar tarde. Além do plá que já é de praxe no plenário, o novo presidente da casa do povo, Níkolas Reis (PT), autorizou que o Observatório Social da city, (OSI) use a tribuna pra defender a manutenção das 12 vagas, e Marcelo Sodré (PDT) irá representar os presidentes de partidos que são favoráveis ao acréscimo de mais nove cadeiras no legislativo.
Continua depois da publicidade
E o clima na sessão deve esquentar. No mês passado, quando o projeto foi pra primeira votação, os vereadores que aprovaram a mudança parcialmente acabaram sendo aplaudidos pelos representantes partidários ...
E o clima na sessão deve esquentar. No mês passado, quando o projeto foi pra primeira votação, os vereadores que aprovaram a mudança parcialmente acabaram sendo aplaudidos pelos representantes partidários que estavam na câmara. Só que agora a reação não deve ser tão positiva pros que ratificarem a alteração. As entidades que se manifestaram contra a mudança devem agitar a sessão e pressionar os parlamentares.
Continua depois da publicidade
De acordo com o coordenador do OSI, Jonas Tadeu Nunes, a instituição vai distribuir 200 narizes de palhaço no início da sessão pra quem quiser usar. Além disso, um carro de som vai circular pelas ruas peixeiras convocando o povão pra comparecer na casa do povo pra acompanhar a decisão dos edis. Essa é a nossa parte: educação pra cidadania, afirma o coordenador do Observatório, que é quem irá falar na tribuna em nome da entidade. Além disso, Jonas irá entregar aos vereadores um papéli com mais de 50 páginas com as assinaturas e dados pessoais dos que participaram de um abaixo-assinado virtual contra o aumento do número de parlamentares na city.
Palavra do sabichão
Continua depois da publicidade
O cientista político Eduardo Guerini não concordou com a forma como está acontecendo o processo de aprovação da elevação das vagas no legislativo peixeiro. Deveria ter sido feito um plebiscito. Não são os vereadores quem deveriam propor essa mudança, pois eles têm uma visão muito particular e corporativista. Eles estão indo na contramão do interesse da maioria, ou seja, não estão representando a população, mas os interesses próprios, comentou o especialista. Ele disse que a prerrogativa de aumentar o número de cadeiras não é dos parlamentares e sim do povo. As entidades e a população deveriam se organizar e obstruir a sessão, para que eles não possam votar esse projeto. Depois, exigir o plebiscito, defendeu o cientista político.
O que dizem os internautas no saite do DIARINHO:
A vontade do povo não vale nada mesmo. É sempre a mesma coisa, primeiro os interesses deles, depois fica o que deseja o povo que vota e paga os salários. Quando iremos ter homens de princípio e com honestidade, de caráter? QUE VERGONHA!!!
Sugiro que cada um anote em uma agenda os nomes destes vereadores que irão votar a favor do aumento de cadeiras na câmara. Depois, nas eleições, tenham o bom senso de não votarem mais neles.
Continua depois da publicidade
Vamos anotar nomes e partido de vereadores que votaram a favor do aumento de vereadores para que, na próxima eleição, usarmos a única coisa que ainda nos dá um pouco de honra, que é nosso voto.
Agora endendi porque teve gente que pulou fora! Não queria ficar com nome na lista dos que aprovaram esta barbaridade, mas a gente não se esquece do mesmo jeito. Quando é para colocar na cola do povo chamam para debater, quando é pro bem deles, enfiam de goela a baixo. Mas é só o povo responder isto na próxima eleição.
Bom pessoal, então vamos marcar presença na câmara a partir das 18h, e fazer valer nosso direito de cidadão, e se, mesmo contra a vontade do povo, eles aprovarem essa lei, então não esqueçamos de marcar bem o rosto e o nome destes que votarem a favor e na próxima eleição, vamos ter o bom senso de não votarmos neles.
Continua depois da publicidade
A nossa cidade, com o número de eleitores que possui, comporta o legislativo de 17 componentes. Este seria o número ideal para representar cada setor da sociedade.
Isso demonstra o quanto esses vereadores representam o povo. Em pesquisa realizada pela Univali a maioria se disse contra ao aumento. Enfim, isso só vem a demonstrar que eles representam eles mesmos... E seus partidos políticos.
Continua depois da publicidade
Vamos fazer valer nossa presença. Também não adianta meia dúzia ir pra lá e ficar de boca calada. Vamos encher aquela câmara e nos manifestar, fazer nossa estadia... E anotar os nomes deles porque já tem vereador queimado e querem aprovar 21 pra ficar mais fácil pra se reeleger novamente. Esses safados que têm mordomias com nosso dinheiro...
Não podemos desanimar. Temos que participar e fazer valer nossa vontade. Vamos todos para a câmara... Panelaço neles!!