Um dos primeiros prédios do país que receberá a etiqueta nacional de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e Programa Nacional de Conservação de energia Elétrica (Inmetro/Procel) será inaugurado hoje, às 17h, na 5ª avenida, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
A construção tem dois pisos e abrigará a biblioteca comunitária do campus da Univali. Rafael Prado Cartana, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto, explica que, para a concepção do prédio ...
A construção tem dois pisos e abrigará a biblioteca comunitária do campus da Univali. Rafael Prado Cartana, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto, explica que, para a concepção do prédio, foram levados em conta critérios de arquitetura sustentável e eficiência energética como sistemas de ar condicionado e iluminação eficientes, isolamento térmico de paredes e cobertura além de iluminação e ventilação naturais.
Continua depois da publicidade
Levamos em consideração a orientação solar. Desse modo, ele não aquece no verão e permite que o sol do inverno ajude no aquecimento do ambiente. Todos os aparelhos têm consumo de energia A ou B. Também usamos lâmpadas mais eficientes que tem vida útil longa e menos consumo e fomos além do exigido pelo Inmetro, adotando sistema de distribuição da iluminação natural que permitirá diminuir o uso de lâmpadas durante o dia, pontua Rafael.
Além disso, o prédio é pré-fabricado e gerou pouco resíduo que, por sua vez, recebeu descarte adequado. Dentro, ainda, do conceito de sustentabilidade, a construção reaproveitará a água das chuvas no sistema de descargas, que equivalem a 76% do consumo do prédio.
Continua depois da publicidade
A nova biblioteca será aberta pra comunidade e contará com 23.655 títulos e 72.421 exemplares. Ela ainda estará integrada ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Univali (Sibiun). A cerimônia de inauguração é gratuita e aberta ao público.
Arca das letras é inaugurada
A prefeitura de Navega vai inaugurar hoje, às 16h, a Arca das Letras, uma mini-biblioteca comunitária que emprestará livros pros moradores das comunidades do interior do município. O projeto é para crianças e adultos, e tem como objetivo incentivar a leitura, explicou o superintendente da fundação Cultural, Marcos Montagna.
A mini biblioteca fica na casa de uma moradora voluntária do bairro, Giselly Taborda Lima Quadros. Pras pessoas dos bairros do interior, que tiverem interesse em pegar livros emprestados, a casa fica na rua Geral do bairro Escalvados, 3029, em frente a igreja católica. Basta ir até o local, preencher um cadastro e retirar o livro gratuitamente.