A Juliana Anacleto, moradora de Itajaí, anda cabreira da vida com a Via Cabo, empresa de tv por assintura. A guria ficou uma semana sem acessar o Orkut e lasca que foi enganada pela empresa, que não sicoçou pra ajeitar o sinal. Marcam para o técnico fazer a visita e ele não aparece, reclamou Juliana.
  	A moçoila entrou em contato com a empresa por meio do serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) que agendou uma visita à sua rua, a João Vechani, no bairro São João, onde outros moradores enfrentavam ...
  	A moçoila entrou em contato com a empresa por meio do serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) que agendou uma visita à sua rua, a João Vechani, no bairro São João, onde outros moradores enfrentavam o mesmo perrengue. No entanto, a empresa demorou seis dias para resolver o problema. 
 
        
        
        
        Continua depois da publicidade
        
         
        
           	Em casos como esse, explica Rafael Martins, chefão da procuradoria de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), o protocolo de atendimento pode se transformar numa das armas mais eficazes contra o descaso por parte das empresas. O protocolo demonstra que o consumidor fez contato com a empresa pedindo uma orientação ou a solução para um problema. Serve como prova caso a empresa argumente que ele não entrou em contato, alerta.
   	O código de defesa do consumidor esclarece que as empresas têm obrigação de fornecer informação clara e precisa. O cliente pode solicitar o histórico dos últimos contatos via correio ou por e-mail em, no máximo, 72 horas.
    	Rafael indica que as pessoas primeiro devem procurar o atendimento via 0800. As reclamações recebidas geralmente são a respeito do problema que o cliente quer resolver sem ligar no 0800, explica o chefão da Procon. 
   	A empresa tem até cinco dias úteis pra sicoçar e dar um jeito no perrengue rapidinho, alerta a Procon. Se demorar muito, o cliente tem o direito de cancelar o servicinho porco do mesmo jeito que contratou. Caso a contratação role por telefone, o cancelamento será via fone e com direito a receber em casa o comprovante do adeus ao serviço.
     	A versão da empresa
    	A Via Cabo informou, via e-mail, que segue todas as normas de atendimento previstas pela regulamentação da Anatel [agência Nacional de Telecomunicações], assim como é auditada diariamente pelos índices de seus serviços.
   	Além disso, a empresa avisa que zela pelo melhor atendimento aos clientes.
  
    Continua depois da publicidade