O povo dengo-dengo recebeu uma ótima notícia ontem. Foi confirmada a implantação de um campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) na city. O IFC vai ministrar cursos técnicos que terão como prioridade as atividades portuárias e a construção naval. A estrutura será erguida na rua Aníbal Gaya, ao ladinho da empresa de pescados Leardini, no bairro São Domingos. As obras devem começar até o final do ano. A expectativa da prefa é de que em 2012 as aulas já estejam rolando por aqui.
Continua depois da publicidade
O professor Widomar Pereira Carpes Junior, do IFC peixeiro, que é vinculado ao ministério da Educação (MEC), lembra que Navega é um dos 120 municípios que vão ganhar unidades de ensino técnico, ...
O professor Widomar Pereira Carpes Junior, do IFC peixeiro, que é vinculado ao ministério da Educação (MEC), lembra que Navega é um dos 120 municípios que vão ganhar unidades de ensino técnico, através de grana vinda do governo federal. Widomar explica que R$ 1,8 milhão já tá disponível pro início dos trabalhos. A previsão é de que em 2012 o campus já esteja funcionando com cursos técnicos e de qualificação, revela.
Continua depois da publicidade
O prefeito dengo-dengo Roberto Carlos de Souza (PSDB), o Bob Carlos, disse que nas próximas semanas serão divulgados os cursos oferecidos na unidade e também o número de vagas disponíveis. Segundo Bob, a seleção dos cursos técnicos vai ser feita por exame de seleção, enquanto os cursos de qualificação serão por sorteio. A prioridade do instituto na cidade vai ser voltada pras atividades portuárias e pra construção naval, em função da economia da cidade, que tem esses dois setores como ponto forte, observa.
Bob Carlos afirma que outras áreas com forte influência na região serão aproveitadas pelo instituto, como a construção civil e o turismo. O prefeito vibra com o que, ele afirma, representar o crescimento de Navegantes, que já vinha tentando a implantação do IFC há dois anos. Isto é muito importante para Navegantes, pois com o crescimento da nossa cidade, as oportunidades estão surgindo. Precisamos qualificar a nossa comunidade, especialmente os jovens, para ocupar as vagas no mercado de trabalho que cresce a cada dia, conclui.
Continua depois da publicidade
Campus da UFSC pinta na região
Parece que o destino está sorrindo pra população do Vale do Itajaí e litoral. É que no mesmo dia da confirmação da instalação do IFC em Navega, também ficou acertado que a universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai implantar um campus em Blumenau. O projeto faz parte do plano de expansão do Ensino Superior, que é uma iniciativa do MEC, e foi confirmada pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
José Carlos Cunha Petrus, chefe de gabinete do reitor da UFSC, Álvaro Prata, diz que o anúncio oficial foi feito, mas falta agora, segundo ele, elaborar um projeto que deixe claro como será feito esse trabalho. Não sabemos se vamos utilizar o campus da Furb, ou que outra possibilidade poderá ser analisada. Então, isso é apenas o embrião do projeto, conta. Ele lembra que, por enquanto, não existe nenhuma previsão sobre que cursos oferecidos e nem quantas vagas abrirão na região.