Uma proposta de lei apresentada na câmara de Vereadores de Itajaí promete criar polêmica entre os diretores de escolas. De acordo com o projeto, todas as unidades da rede pública, municipal e estadual, terão que divulgar a nota do colégio na última prova do Ideb (índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica) na sua fachada.
Continua depois da publicidade
A autora da proposta, a vereadora Maria Heidemann (PP), afirma que, caso seja aprovada, a medida pode ajudar os pais a conhecer melhor o local onde colocam a gurizada pra estudar. As notas do Ideb ...
A autora da proposta, a vereadora Maria Heidemann (PP), afirma que, caso seja aprovada, a medida pode ajudar os pais a conhecer melhor o local onde colocam a gurizada pra estudar. As notas do Ideb já estão disponíveis no site do MEC (ministério da Educação), mas poucas pessoas têm acesso. Com a nota exposta na frente da escola, os pais terão mais facilidade, conta a vereadora, que é pedagoga e já foi diretora de escola e secretária de Educação na city peixeira.
Continua depois da publicidade
A edil lembra que outras cidades já aprovaram leis semelhantes e que a intenção da proposta não é prejudicar os colégios que tenham tirado uma nota ruim. Recentemente, Teresina/PI e a cidade catarina Criciúma aprovaram leis parecidas. Também há uma proposta no Congresso Nacional para que esta medida seja implantada em todo o país. Ninguém quer constranger as instituições escolares, apenas incentivar uma competição sadia que vai beneficiar o aluno, acredita a bagrona.
A expectativa é que os vereadores peixeiros votem a proposta de lei na sessão de hoje. A vereadora Maria Heidemann está na câmara desde a semana passada, substituindo Susi Bellini, que pediu licença não remunerada por um mês.
Continua depois da publicidade
Altos e baixos
Em Itajaí, os colégios estaduais tiveram pior resultado. A Escola de Educação Básica Ary Mascarenhas Passos, no São Vicente, com nota 3,8 pros alunos da 1ª à 4ª série; e 2,7 da 5ª à 9ª, teve pior nota. Nas escolas administradas pela prefa, as notas foram um pouco melhores, e a mais bem avaliada foi a Escola Básica João Duarte, do São João, onde os alunos até 4ª série atingiram nota 5,9 e os da 5 à 9ª tiraram 5, ambas acima da média nacional.
O Ideb é uma avaliação do ensino básico no país e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na prova. O teste é realizado de dois em dois anos. A próxima avaliação será no final de 2011.