O ministro Leônidas Cristino, dos Portos, e os abobrões do trade portuário de todo o Brasil chegam amanhã em Itajaí, pro 2º congresso Nacional de Membros de Conselhos de Autoridades Portuárias (Conccap), com uma boa notícia: a terceira semana de agosto fecha a balança comercial brazuca com saldo positivo.
Continua depois da publicidade
Pelos dados divulgados pelo ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), entre os dias 15 e 21 deste mês a diferença entre o que vendemos pros gringos e o que trouxemos ...
Pelos dados divulgados pelo ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), entre os dias 15 e 21 deste mês a diferença entre o que vendemos pros gringos e o que trouxemos de lá foi de positivos 877 milhões de dólares.
Continua depois da publicidade
No total, as exportações somaram 5,829 bilhões de dólares, contra 4,952 bilhões do que vieram de fora. Na média diária, o saldo positivo da balança comercial foi de 175,4 milhões de dólares. Performance 4% maior que o da semana anterior.
Produtos básicos, como petróleo, soja em grão, café e farelo de soja foram os responsáveis por termos vendidos mais do que comprado dos estrangeiros. Esses produtos registraram um aumento de 8% em suas vendas. Os manufaturados, em especial óleos combustíveis, autopeças, aviões e veículos de carga também fizeram bonito. Suas vendas ao exterior cresceram 5,6%.
Continua depois da publicidade
Congresso reúne engravatados de todo o país
O congresso dos engravatados de conselhos de autoridades portuárias (CAPs) rola em Itajaí entre amanhã e sexta-feira. Virão representantes de CAPs de todo o país. O principal tema do encontrão, que terá como palco o auditório do curso de direito da Univali, será a autonomia dos conselhos pra decidir o que é melhor pros complexos e terminais portuários.
O CAP é um órgão previsto em lei que reúne chefões de terminais, lideranças empresariais do trade portuário e logístico, além de otoridades públicas. Cada porto tem um conselhão desses, cuja função principal é dar pitacos sobre o ordenamento do setor.