Vários clubes de Navega já passaram seus bons momentos em campeonatos municipais e principalmente nos campeonatos amadores da city peixeira. Hoje é o Clube Atlético Escalvados que vive o melhor momento entre eles, sendo o atual bicampeão do campeonato da liga Itajaiense de Desportos (LID), o campeonato mais antigo da região. Além dos dois títulos da LID, o Escalvados tem dois títulos do campeonato municipal dengo-dengo em seus 26 anos de história, completados no último dia 5. Nos filiamos a LID em 1986, mas em 1991 nos afastamos e só voltamos em 2009, lembra Gilson Domingos de Oliveira, presidente do clube.
Continua depois da publicidade
O apoio de parceiros e principalmente da comunidade local do bairro Escalvados, na zona rural da cidade, são uma das armas pro bom momento do clube. Praticamente só temos o futebol pra fazer aqui no bairro, diz Gilson, que destaca a integração com a comunidade. Recentemente jogamos contra o São Nicolau lá na Penha e tínhamos o dobro da torcida deles, conta, orgulhoso, o presidente.
De Navega, ainda disputam o campeonato da LID: o tradicional 1º de Maio e o Atlético Navegantes. A copa Primavera da ACFAI , outro tradicional campeonato peixeiro teve esse ano dois representantes dengos-dengo: o Atlético e a Portuguesa.
Continua depois da publicidade
Quando se fala do futebol amador de Navegantes, muitas pessoas confundem e colocam a tradicional Estiva entre seus representantes. O campo deles fica aqui, mas a Estiva é um clube com sede em Itajaí, é de lá, lembra Gerson Fagundes, superintendente de esportes de Navega.
O outro lado
Se o Escalvados vive seu melhor momento na história, o União Futebol Clube atualmente disputa apenas partidas de veteranos e revive as lembranças do passado. Fundado em 10 de setembro de 1949, o mais antigo clube amador da city tem em seu currículo bicampeonato invicto da copa Primavera e o tricampeonato consecutivo da LID (1976, 77 e 78), conquistados de forma invicta. Celso Antonio dos Passos, atual presidente do clube, tem suas teorias pro início da queda do clube. Na época só nós e o Beira Mar da Penha disputávamos o campeonato em Itajaí e nós dominávamos. Como Itajaí não conseguia ganhar começou uma máfia pra nos prejudicar, acredita Celso. A arbitragem sempre nos prejudicava. Teve um jogo em 1980 pelo campeonato da LID que o árbitro expulsou seis jogadores nosso que nem estavam jogando, só assistiam a partida, conta o presidente.
A partir daí o clube começou a perder força, não joga mais os campeonatos peixeiros e no ano passado disputou apenas o amador dengo-dengo, sem muito destaque. Estamos meio jogados às traças. O União hoje vive do convênio que tem com a prefeitura e dos abnegados veteranos que pagam mensalidade de sócio. Por ter convênio com a prefa, o campo do União abriga escolhinhas como as de futebol e atletismo.
Já no profi...
Apesar do futebol amador já estar consolidado, o futebol profissional nunca decolou. O único clube nesta categoria e que carrega o nome de Navegantes ainda não tem identificação com a cidade. Fundado em 2006 pelo ex-presidente do Marcílio Dias, Egon da Rosa, o Navegantes Esporte Clube (NEC) passou pouco tempo na cidade. Time empresa e mais focado em vendas de jogadores do que busca de títulos, o NEC não conseguiu atrair a torcida dengo-dengo. Além disso, teve problemas com o empresariado local e começou a peregrinação pela Santa & Bela, onde já passou por Caçador, Maravilha do Atlântico e agora tá em Mafra. Por causa de dívidas com o tribunal de justiça Desportiva catarina (TJD-SC) deve ficar de fora da Terceirona do campeonato Catarinense desse ano.
Em 2009, a cidade ganhou outro representante. A Portuguesa de Navegantes, time amador, resolveu se aventurar no futebol profissional e disputar a Terceirona, mas as coisas não saíram muito como o planejado. A campanha foi mediana, o clube somou dívidas e acabou voltando pro amador depois do fim do campeonato.
Continua depois da publicidade