Itajaí

Povão de Itajaí desesperado com nova enchente

Sentimento ontem já era de tristeza e impotência diante da força da natureza

A chuva que não dá trégua em Itajaí é a mesma que deixa toda a cidade apreensiva e com medo. Ontem, o povo peixeiro ficou sabendo que uma das maiores enchentes da história de Santa Catarina se avizinha da cidade. Isso provocou desespero em moradores de áreas ribeirinhas, correria das autoridades e o sentimento de impotência do povão diante da força da natureza. A defesa Civil prevê que esta enchente vai ser igual ou pior do que a ocorrida em 2008, quando mais de 80% da cidade ficaram embaixo d’água. Até as 23h de ontem, havia cerca de mil desabrigados na city.

O dia de ontem começou como os três últimos em Itajaí: com muita chuva. No início da tarde, a reportagem do DIARINHO saiu pela cidade pra conferir a situação nas ruas. Ao chegar ao bairro Cordeiros ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O dia de ontem começou como os três últimos em Itajaí: com muita chuva. No início da tarde, a reportagem do DIARINHO saiu pela cidade pra conferir a situação nas ruas. Ao chegar ao bairro Cordeiros, ruas embaixo d’água davam uma amostra do que está por vir. Na rua Vereador Telêmaco de Oliveira, na região do Brejo, as pessoas andavam com água na altura do joelho.

Continua depois da publicidade

O microempresário Pedro Adolfo dos Santos, 62 anos, estava triste e preocupado com a situação que, segundo ele, só piorou desde a enchente de 2001. “Ao invés de melhorar, os alagamentos aqui só pioraram desde 2001. Aliás, cada ano que passa fica pior essa questão de alagamentos aqui no bairro”, revela, dizendo que não tinha trabalhado ontem por causa da água que já entrava na sua oficina mecânica.

O operador de impressora Vilmar Carlos da Silva, 47, contou que na sua casa os móveis já estavam todos em partes altas da residência, o que, ele afirma, é triste e desolador. “Eu já vi esse filme e fico muito triste de ver de novo, porque as pessoas sofrem e quem tem pouco perde tudo”, observa, emocionado. Pra Vilmar, é muita incompetência das otoridades ver tudo se repetir sem que nada tenha sido feito nesses últimos três anos. “Nem a galeria nova e nem a limpeza do ribeirão da Murta eles fizeram, como querem que não aconteçam novas enchentes?”, questiona.

Falta informação

Na tarde de ontem, muitas pessoas também reclamavam da falta de informação. “Se alguém avisasse a gente, eu já teria procurado algum lugar pra ir”, reclama a dona de casa Dirce Zeferina, que vive no bairro Cidade Nova.

No bairro Canhanduba o cenário era o mesmo. “Antes não enchia tanto, agora três dias de chuva e já tá alagado. A água não tem pra onde sair”, conta a diarista Margarete Bento, que já estava com sua casa alagada e teve que carregar as crianças no colo pra conseguir entrar na baia. “A gente não tem pra onde ir, né. A pequena de um ano e quatro meses fica querendo correr na água e é difícil segurar”, conta a mãe, que tem outra filha de três anos.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.108


TV DIARINHO


 📉🚙 CORTOU GERAL! TCE barrou isenção da TPA em Bombinhas pra locatários com mais de um veículo por imóvel ...



Especiais

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil

LABORATÓRIO

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil



Blogs

Nossas igrejas fizeram aniversário

Blog do Magru

Nossas igrejas fizeram aniversário

O esporte se arrasta

Blog do JC

O esporte se arrasta



Diz aí

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.