Depois das notícias que foram correndo durante o dia e alertavam da gravidade da situação, o prefeito Jandir Bellini (PP) convocou uma entrevista coletiva, às 18h de ontem, na sede da defesa Civil, pra tentar acalmar os ânimos da população, o que não foi possível, tendo em vista que tudo rolou a poucas horas das águas chegarem por aqui.
Questionado sobre a demora em emitir o alerta de emergência, o prefeito saiu com essa: Tudo indicava que teríamos um volume de água grande, mas nada indicava uma enchente. Agora à tarde é que essas ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Questionado sobre a demora em emitir o alerta de emergência, o prefeito saiu com essa: Tudo indicava que teríamos um volume de água grande, mas nada indicava uma enchente. Agora à tarde é que essas informações foram chegando, disse Jandir, enquanto era interrompido pelo coordenador da defesa Civil peixeira, Everlei Pereira. O alerta da defesa Civil está em tempo hábil. O próprio Ceops [centro de Operação do Sistema de Alerta] da Furb, ontem [quarta-feira], descartava o risco de inundações em Blumenau. As informações de tempo e meteorologia são extremamente complexas, não é uma simples soma que vai determinar a cota de inundação, afirmou.
Everlei disse que a elevação do nível dos rios é um processo dinâmico que precisa ser avaliado e reavaliado em determinado tempo e, ele garante, foi isso que a defesa Civil fez por aqui. Ao lado de Everlei, o prefeito mostrava nervosismo e avisava que a situação na cidade é de emergência. Nós temos que providenciar alimentos, medicamentos e alojamentos, tudo isso, então estamos em estado de emergência, relatou, dizendo que após a enchente é que virá a dor. Eu espero que nós estejamos aqui mentindo, que tudo isso não seja verdade. Mas, infelizmente, nós precisamos estar prevenidos, e talvez teremos que buscar apoio do governo estadual e federal pra recuperarmos novamente a nossa cidade, alertou.