Os ingressos pra acompanhar a primeira exibição do ano de Guga já estão à venda. O jogo entre o manezinho tricampeão de Roland Garros e Carlos Moyá rola no dia 8 de outubro, na Arena Multiuso, em São José, na Grande Florianópolis, mesmo local onde Guga enfrentou Kafelnikov, em 2011. Os ingressos pro evento que integra a programação da Semana Guga Kuerten podem ser comprados via internet através do saite Blue Ticket (www.blueticket.com.br).
Depois de enfrentar Sergi Bruguera, na Passarela do Samba de Florianópolis, em 2009, e Yevgeny Kafelnikov no ano passado, Guga vai encarar um tenista que apresenta características similares às suas ...
Depois de enfrentar Sergi Bruguera, na Passarela do Samba de Florianópolis, em 2009, e Yevgeny Kafelnikov no ano passado, Guga vai encarar um tenista que apresenta características similares às suas. Ambos se tornaram profissionais em 1995 e ao longo da carreira conquistaram 20 títulos. Moyá chegou ao topo do ranking da ATP em 1999, um ano antes de Guga se tornar o número um do tênis mundial.
Continua depois da publicidade
Em 1997, Gustavo Kuerten levantou seu primeiro troféu no Grand Slam francês; no ano seguinte foi a vez de Carlos Moyá vencer Roland Garros. Já em 2000, ano em que Guga venceu Pete Sampras e Andre Agassi no Master Cup de Lisboa, Moyá também acumulou vitórias no saibro português, vencendo o Estoril Open. Um ano depois, em Cincinnati, Guga venceu o torneio de quadra rápida, vitória comemorada no ano seguinte pelo tenista espanhol que se despediu do circuito profissional em 2010.
O desafio deste ano será disputado logo no início da Semana Guga Kuerten, que será realizada de 6 a 16 de outubro, pra que todos os atletas inscritos possam acompanhar a exibição.
Lesões atrapalharam as carreiras
Guga resolveu deixar o circuito com problemas no quadril, após celebrar 20 títulos de simples e arrecadar quase 15 milhões de dólares em premiações totais. O melhor brazuca de todos os tempos ficou marcado com o tricampeonato em Roland Garros e por ter sido número um do ranking mundial, façanha obtida no final de 2000, quando faturou a taça da Master Cup de Lisboa.
Grande concorrente de Guga, Moyá passou por problemas físicos semelhantes e tentou uma última cartada em 2010. Também dono de 20 troféus e ex-líder da ATP, o tenista de Palma de Mallorca resolveu se aposentar no final da temporada passada, aos 34 anos, sofrendo com dores nos pés e sem comemorar resultados expressivos.
Kuerten e Moyá construíram uma grande rivalidade no tênis, sendo que o brazuca levou a melhor na maior parte das vezes, contabilizando cinco vitórias (incluindo challenger) e três derrotas. Dois triunfos válidos por eventos da copa Davis foram marcantes, com Guga batendo o espanhol em séries importantes. Em 2003, Moyá venceu o brazuca na semifinal de Buenos Aires, no último embate entre os dois.
Continua depois da publicidade