Depois de tanto sofrimento, a nossa cidade tava precisando disso, resumiu o aposentado peixeiro Paulo Manoel Leite, 67 anos, sobre a distribuição de mudas no calçadão da Hercílio Luz, centro de Itajaí. A ação rolou em comemoração ao Dia da Árvore, na manhã de sábado. Além da doação de mudas, o evento contou com atrações culturais e trouxe ânimo pro povão do Itajaí depois da enchente da semana passada.
Cerca de 1500 mudas foram doadas na ação, organizada pela fundação do meio Ambiente de Itajaí (Famai) em parceria com o horto municipal, secretaria de Educação, fundação Cultural, viveiro Fazenda ...
Cerca de 1500 mudas foram doadas na ação, organizada pela fundação do meio Ambiente de Itajaí (Famai) em parceria com o horto municipal, secretaria de Educação, fundação Cultural, viveiro Fazenda Nativa e empresa Cootravale.
Vários peixeiros compareceram pra pegar uma plantinha e levar pra casa. Um deles foi o neto do aposentado Paulo, o Carlos Eduardo, que mesmo tendo apenas sete anos já ajuda o avô a cuidar das plantas de casa. Eu gosto de cuidar também. Lá em casa a gente tem um quintal pequeno com árvore de acerola, conta o guri.
Um pouco de verde na casa sempre deixa o ambiente mais bonito. Além disso, a nossa cidade tem passado por tanta coisa ruim, é bom ver uma festa como essa, completa Paulo, sobre as apresentações culturais do evento.
Quem também não abre mão de ter umas plantinhas em casa é a família da auxiliar de enfermagem Jô Lops, 40. Na casa dela, no bairro Fazenda, todos aprendem a conviver com as plantas desde pequeno. Onde moro, desde que nasci, sempre teve muitas plantas. Então procurei manter isso que meus pais me passaram, de saber conviver com o meio ambiente. E também repasso isso para os meus dois filhos, diz Jô.
Nas escolas
Além das 1500 mudas de árvores que foram distribuídas no sábado, com direito a instruções de plantio, a organização do Dia da Árvore fará palestras com a temática ambiental em escolas públicas peixeiras durante esta semana. Ainda termos outras ações do Dia da Árvore, com palestras educativas. Procuramos fazer ações permanentes sobre a preservação do meio ambiente, informa o diretor de Educação Ambiental da Famai, Mazola Tenca.
Ainda dá pra pegar mudas
Quem perdeu a oportunidade de levar uma mudinha pra casa no sábado, ainda tem outra chance. Nós colaboramos com várias mudas aqui no Dia da Árvore. Mas quem quiser pegar alguma muda ou aprender um pouco mais sobre como cuidar de plantas, basta nos procurar na sede do Viveiro, avisa o engenheiro ambiental do viveiro Fazenda Nativa, Guilherme Bottan.
A sede do viveiro fica na rua Osvaldo Bertemes,144, no bairro da Fazenda. O telefone pra contato é o (47) 3346-1721.