Se você arranha um inglês, um espanhol, um alemão ou outra qualquer língua estrangeira, tem a chance de se cadastrar na secretaria de Turismo (Sectur) da prefa de Itajaí pra poder trampar como intérprete free lancer nos receptivos dos navios de turismo e também durante a regata Volvo Ocean Race. O pessoal da Sectur vai tá recebendo os cadastros terça e quarta-feiras da semana que vem.
A oportunidade é boa por dois motivos. Primeiro, a oferta de trampo tá sendo bem menor que a procura por profissionais. Nós damos prioridade pra quem é de Itajaí, mas como sempre falta intérprete ...
A oportunidade é boa por dois motivos. Primeiro, a oferta de trampo tá sendo bem menor que a procura por profissionais. Nós damos prioridade pra quem é de Itajaí, mas como sempre falta intérprete, vamos chamando de outras cidades da região, diz Valdete Campos, chefona da Sectur.
O outro bom motivo é a grana. No ano passado, um intérprete tirava uns 80 dólares por viagem, informa a abobrona. Ou seja, um intérprete free lancer consegue ganhar por trampo uns R$ 150, se usar como referência o câmbio de ontem. O período que um profissional fica com os gringos pra cima e pra baixo, diz Valdete, geralmente é de seis horas. Começa geralmente às 10h da manhã e às 16h já está de volta, afirma.
Os transatlânticos e a regata
A temporada de transatlânticos começa em novembro deste ano e vai até abril de 2012. Estão previstas seis escalas de navios com turistas estrangeiros, revela a secretaria de Turismo. Ou seja, se botar aí uma média de 500 gringos por transatlântico luxuoso, serão pelo menos três mil oportunidades de trampo.
A coisa melhora ainda mais com a Volvo Ocean Race. A parada da maior regata do mundo vai movimentar a cidade por mais de duas semanas no meio de abril. Estão previstas algo em torno de 150 mil pessoas batendo perna pela pelaqui, entre atletas, comissão técnica, familiares, empresários, funcionários de grandes marcas náuticas e o povão que vai curtir a beleza das velas. Boa parte desse público será de estrangeiros, que vão precisar de intérpretes.
Inscrição bota intérprete na fita
Só vai poder trampar de intérprete quem tem o cadastro. Além disso, o pessoal da própria Sectur é quem coloca o profissional na fita, apresentando-o para as agências de turismo, taxistas e motoras de van.
A inscrição acontece em horário comercial na sede da Sectur, que agora fica nos fundos do Centreventos da Marejada, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. Basta levar documento de identidade.
Depois, tem que passar por um curso básico com o pessoal da fundação de Educação Profissional e Administração Pública (Feapi) da prefa de Itajaí.