Quem precisa fazer uma operação bancária na boca do caixa é bom ver se sua agência estará aberta nesta terça-feira. Assembleias realizadas em todo o país ontem e hoje devem resultar numa greve sem data pra terminar. Na região de Itajaí, cerca de 300 funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB) devem parar a partir de hoje ou, no máximo, amanhã. O motivo da revolta dos bancários é que a federação Nacional dos Bancos (Fenaban) só ofereceu 8% de correção salarial, mas os engomadinhos querem reajuste de 12,8% no faz-me rir e outros benefícios.
No sindicato dos bancários peixeiro que também representa os profis de Piçarras, Penha, Luís Alves e Navega , duas reuniões hoje devem decretar a greve na CEF e no BB. Nesta terça, às 9h, vamos ...
No sindicato dos bancários peixeiro que também representa os profis de Piçarras, Penha, Luís Alves e Navega , duas reuniões hoje devem decretar a greve na CEF e no BB. Nesta terça, às 9h, vamos nos reunir com os funcionários da Caixa. Depois, às 18h, com os do Banco do Brasil. Eles nos oferecem um reajuste de apenas 0,5% acima da inflação, mas nós pedimos 5% de aumento real. Além disso, queremos outros benefícios, como valorização do piso da categoria e da participação nos lucros ou resultados [PLR], explica Sérgio Pio, presidente do sindicato peixeiro. Os bancos privados de Itajaí não devem aderir à paralisação.
Em Balneário Camboriú, Valmor Bittencourt, vice-presidente do sindicato dos bancários, disse que numa reunião realizada ontem de noite a classe decidiu cruzar os braços a partir de amanhã. Alguns bancos privados também podem parar. Por causa da baixa proposta, decidimos pela greve, e alguns funcionários de bancos privados também devem parar. Mesmo assim, vamos esperar mais um dia. Caso não haja contraproposta, a greve aqui na nossa região, que também engloba Itapema e Camboriú, começa na quarta-feira, lasca Valmor.
Caso a greve se confirme, a solução pro povão que precisar fazer movimentações financeiras ou pagar contas é procurar os caixas eletrônicos ou a internet. Outra saída são as casas lotéricas.
Greve dos Correios
Também reivindicando melhores salários, os funcionários dos Correios completam hoje duas semanas de greve. Nesse período, mais de 200 mil correspondências que deveriam chegar nas baias dos peixeiros estão encalhadas por causa do protesto de 60% dos amarelinhos. Pedimos 24% de reajuste salarial e outros benefícios, mas ainda não fomos atendidos. Infelizmente, temos que continuar na greve. Quem precisar pegar uma correspondência pode ir até a agência dos Correios, pois ela pode estar lá, avisa o carteiro grevista Gilson Vieira.