Os professores da rede municipal de ensino da city peixeira estão perdendo o sono com o novo sistema de formação continuada da secretaria de Educação. O treinamento, obrigatório e necessário pros profes terem acesso aos 2% de reajuste anual no miserê, tá rolando via internet pela primeira vez. A prefa resolveu inovar e tá monitorando os estudos dos profes em parceria com a Univali, que ofereceu um sistema online e tutores de ensino pra colaborarem com os docentes peixeiros.
Continua depois da publicidade
Vilmara Pereira Vequi dá aula no centro de Educação Infantil Adélia Russi e tá indignada com a novidade. Faço as atividades e não tenho o controle de quando vai ser concluído. Quando era presencial ...
Vilmara Pereira Vequi dá aula no centro de Educação Infantil Adélia Russi e tá indignada com a novidade. Faço as atividades e não tenho o controle de quando vai ser concluído. Quando era presencial, calculava as horas e pronto. Assim, não sei quando vão fechar as 40 horas que preciso cumprir. O medo dela é não conseguir terminar os estudos e ficar sem o reajuste de 2% para o próximo ano, previsto para cair na conta em março.
Continua depois da publicidade
As educadoras Érika Nogarolle e Maria Aparecida Rusino tão ainda mais apavoradas, pois dizem que nem conseguiram acessar o conteúdo online. Segundo as duas, a senha passada pela secretaria de Educação é inválida e já solicitaram uma nova que também não funcou.
A coordenadora técnica da Educação de Itajaí, Sandra Cristina Vanzuita, explicou pro DIARINHO que outras cidades estão utilizando a técnica online pra formação continuadacom sucesso. Baseados na iniciativa, a nova forma de ensino foi implantada em Itajaí. Mas Sandra admite que podem haver falhas e pede a colaboração dos professores para aprimorar o sistema. Ela garante que não houve falta de orientação por parte da secretaria e pediu para que, em caso de dúvida e problemas com o sistema, sejam procurados os coordenadores das escolas ou a professora Isabel Graf, encarregada da formação junto à secretaria peixeira.
Continua depois da publicidade
Ela garantiu que uma funcionária da Educação será enviada ao centro Adélia Russi pra resolver os perrengues das professoras que reclamaram ao DIARINHO.
Parceria
A coordenadora do Núcleo das Licenciaturas de Ensino da Univali, Clarice Pires, avalia que a resistência ao novo método e dificuldades com o sistema são naturais. Ela indica aos docentes que encontrarem pedras no caminho que conversem com os tutores da universidade. Eles participam das aulas via internet duas vezes por semana e estão no ambiente online para ajudar e tirar possíveis dúvidas. De nossa parte, estamos garantindo aos professores acesso a um excelente material de estudos e educadores capacitados, disse Clarice.
Como funciona o reajuste
A formação continuada resulta em um aumento de 2% de salário ao ano, conforme consta no plano de cargos de salário dos professores do ensino municipal. Mas informações podem ser consultadas no site da prefeitura www.itajai.sc.gov.br.
A cada 40 horas de formação por ano, com atividades extracurriculares, o servidor recebe o reajuste.
Continua depois da publicidade