Na noite de hoje, às 20h, rola a abertura oficial da etapa regional Leste-Norte dos jogos Abertos da Santa & Bela (JASC). A cerimônia vai ser no ginásio de esportes da Escola Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas, cidade que recebe a etapa de amanhã até o dia 5 de outubro. Ao todo, a cidade vai receber delegações de 32 cidades, somando mais de 2000 atletas. Diferente dos joguinhos Abertos e da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que dão três vagas por modalidades, a etapa regional do JASC só dá duas pra etapa estadual, que rola entre os dias 10 e 20 de novembro na Terra do Carvão.
As principais citys da região vão marcar presença e simandaram pra Canoinhas com grandes delegações. Itajaí e Balneário Camboriú juntos vão mandar mais de 300 pessoas entre atletas, técnicos, cartolas ...
As principais citys da região vão marcar presença e simandaram pra Canoinhas com grandes delegações. Itajaí e Balneário Camboriú juntos vão mandar mais de 300 pessoas entre atletas, técnicos, cartolas e pessoal de apoio.
Itajaí vai levar no total 211 pessoas, que vão aos poucos pra disputa dos jogos. A primeira leva de esportistas zarpou na tarde de ontem com 79 atletas das modalidades xadrez masculino e feminino, futsal masculino, vôlei dupla masculino, tênis de mesa masculino e feminino, tênis masculino e feminino, handebol masculino e feminino, voleibol e bocha masculino.
Hoje pela manhã embarca a galera do judô (masculino e feminino) e do futebol masculino. No domingo é a vez do pessoal do caratê feminino. Já na terça-feira simandam os últimos a disputarem vaga, a turma do taekwondo (masculino e feminino).
O superintendente da fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Álvaro Provesi, ficou em cima do muro e não quis apontar os favoritos. Todas as modalidades vão com esperança em conseguir a classificação. Todas se reforçaram e treinaram muito, então é injusto apontar só algumas. Eu confio no trabalho de cada um, discursou Álvaro.
Balneário
A galera da Maravilha do Atlântico não fica muito pra trás e zarpa pra Canoinhas com uma delegação de aproximadamente 100 pessoas. O pessoal do Balneário vai disputar vagas pra etapa estadual em 10 modalidades: bocha feminino e masculino, futsal feminino, basquetebol, futebol de campo, caratê, judô, xadrez, taekwondo, bolão 23 feminino e tênis de mesa.
Temos atletas experientes como a Schana Ribeiro no taekwondo, a professora Fernanda de Souza no caratê, além das modalidades coletivas. O futsal feminino, o basquete masculino, o tênis de mesa, a bocha feminina e masculina e o bolão 23 são muito fortes também, afirmou Roger Ramos, responsável pela delegação da Maravilha do Atlântico na competição. Mas o dirigente falou da dificuldade em se apontar favoritos. Essa é a região mais forte de Santa Catarina. Tem cidades que investem muito, como Blumenau e Joinville, lembra.
Navega não vai
Com o direto de disputar vagas no basquete masculino, atletismo masculino e feminino e no caratê masculino, Navega City decidiu não mandar ninguém. Temos um trabalho forte no social, escolar, joguinhos Abertos e Olesc. O JASC não é nosso objetivo, explica Gerson Fagundes, superintendente da fundação Municipal de Esportes (FME) do outro lado da vala.
O DIARINHO tentou contato com a fundação Municipal de Esporte (FME) de Camboriú, mas não conseguiu falar com o pessoal da fundação e nem com o superintendente, Altamir Montibeller, pra pegar informações da delegação da Capital do Mármore.