Itajaí

O recomeço de quem volta a estudar

Educação de Jovens e Adultos lança livro com as histórias de superação de 45 alunos

A relação entre Paulo Hélio do Nascimento e a palavra escrita foi interrompida no 2º ano do primário. De família humilde e criado com mais quatro irmãos apenas pela mãe, o garoto nascido em agosto de 1952, em São José do MipibúRN, trocou a sala de aula pelo trabalho logo cedo. Destino cruel de muitos brasileiros que nasciam no interior, longe da cidade grande.

A idade avançou e Paulo, aos 22 anos, viajou milhares de quilômetros entre o Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Parou em Porto Belo, onde foi morar com uma tia. Os estudos não estavam nos planos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A idade avançou e Paulo, aos 22 anos, viajou milhares de quilômetros entre o Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Parou em Porto Belo, onde foi morar com uma tia. Os estudos não estavam nos planos do jovem, que logo tomou gosto pelo mar. Foi moço de convés e chegou a motorista de embarcação. Mas faltava-lhe algo. “Sempre gostei de ler. Mas tinha muita dificuldade”, diz.

Continua depois da publicidade

A vida no mar não foi fácil, mas Paulo admite que adorava o que fazia. Foi por conta do trabalho que acabou chegando a Itajaí, onde vive até hoje, no bairro São Vicente. Casou-se, teve quatro filhos. Todos estudaram do ensino fundamental até o ensino médio. Paulo era feliz. Ou acreditava nisso. Mas a vida tratou logo de avisá-lo: volte para a escola, homem!

Torcedor do Flamengo e apaixonado por futebol, Paulo nunca dispensou as peladas de meio e final de semana. A prática do esporte, aliada ao trabalho pesado, lhe impuseram uma limitação: o joelho fraturado. Largou o emprego e passou os dias sozinho em casa enquanto o resto da família trabalhava. Paulo juntou um pouco de coragem e deu um pulo na escola Básica Aníbal Cesar, no bairro onde mora. Lá, sem ainda tomar conhecimento da educação para Jovens e Adultos (EJA), foi matricular-se no ensino regular. Dividiria a sala de aula com crianças e adolescentes. Isso o incomodava demais. “Foi aí que eu conheci a professora Maristela. Ela me contou da EJA e minha vida mudou”, fala.

Já no primeiro dia de aula, Paulo teve uma baita surpresa: não estava sozinho. Havia outros como ele. Pessoas que largaram os estudos ainda jovens e depois de 20, 30, 40 anos, voltaram ao banco escolar. As limitações antes impostas pelas dificuldades em juntar letras em palavras transformaram-se num mar sem fim de projetos e desejos esquecidos. “Quero me tornar um profissional qualificado e procurar um emprego bom”, sonha. E olha que ele tem 59 anos!

Trechos da vida dele estão no livro “Histórias de vida: coragem para continuar”, organizado por professores e diretores da EJA de Itajaí. Além da vida de Paulo, outras 44 pessoas explicam, em textos carregados de verdade, suas dificuldades e as voltas por cima. Nos cantos das páginas desta reportagem, o DIARINHO traz trechos de 27 histórias. O livro é resultado de um trabalho de sala de aula: cada aluno deveria escrever sobre sua vida e sobre quando decidiu voltar a estudar.

Dois dias antes do lançamento do livro, que ocorreu na última sexta-feira, no auditório da prefeitura de Itajaí, Paulo conversou com a reportagem na escola Aníbal Cesar, onde ainda é aluno. Chegou alinhado, vestindo uma camisa cinza, calça jeans azul e sapato marrom. No pescoço, trazia a imagem de Nossa Senhora Aparecida e no pulso, um relógio prata. Carregava na mão uma folha de papel almaço com o discurso que daria no lançamento do livro. Leu as palavras em voz alta e clara, sem interrupções na fala e em um ritmo agradável. “Nunca é tarde para estudar”, encoraja.

Parou de estudar e quer voltar a encarar os livros? Matricule-se na EJA mais próxima da sua casa!

Gaspar da Costa Moraes (Fazenda)

Continua depois da publicidade

Rodovia Osvaldo Reis, 54

Telefone: 3348-5646

Continua depois da publicidade

João Duarte (São João)

Rua Ernesto Kobarg, 372

Telefone: 3348-7394

Continua depois da publicidade

Aníbal Cesar (São Vicente)

Rua Estefano José Vanolli, s/nº

Telefone: 3241-3326

Pedro Rizi (Cidade Nova)

Avenida Agilio Cunha, 762

Telefone: 3393-6548

Centro Educacional do Cordeiros

Avenida Dr. Reinaldo Schmithausen

Telefone: 3248-5775

Thereza Bezerra de Athayde (Espinheirinhos)

Avenida Atílio Dalçoquio, s/nº

Telefone: 3346-3362

Judith Duarte de Oliveira (Itaipava)

Avenida Itaipava, 2125

Telefone: 3346-7704

Três extensões de ensino

Centro de Tratamento Alternativo Pró-vida - oferece aulas para ex-dependentes químicos e viciados em tratamento

Carvalho

Centro de Recuperação Resgate dominante - atende mulheres dependentes químicas

Ressacada

Centro de Convivência do Idosos

São Judas






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🗼👏🏻SUPER GYRO TOWER | A obra da nova atração turística de Balneário Camboriú levou pouco mais de um ...



Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Blogs

O campeão voltou! Ramon Dino retorna ao Mr. Olympia Brasil Expo com status de herói nacional

A bordo do esporte

O campeão voltou! Ramon Dino retorna ao Mr. Olympia Brasil Expo com status de herói nacional

Vamos limpar os bancos das Praças?

Blog do Magru

Vamos limpar os bancos das Praças?

Na vitrine

Blog do JC

Na vitrine



Diz aí

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.