O tricampeão de Roland Garros e ex-número um do mundo, Gustavo Kuerten, venceu o espanhol Carlos Moyá, no sábado, durante o desafio da Semana Guga Kuerten, na Arena Multiuso, em São José. O manezinho ganhou por dois sets a um, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/3. Guga chamou a atenção pela mesma categoria dos tempos de profissional, usando sua esquerda poderosa, aces, passadas e boa movimentação em quadra. Já Moyá, que se despediu do circuito profissional no ano passado, mostrou que continua afiado, mas não conseguiu superar Guga.
Continua depois da publicidade
Agradeço muito ao Carlos, é uma pessoa realmente maravilhosa, e ao público que mais uma vez lotou um jogo meu. Foi bem bacana, ele me exigiu bastante nos três sets, acho que a gente pôde repetir ...
Agradeço muito ao Carlos, é uma pessoa realmente maravilhosa, e ao público que mais uma vez lotou um jogo meu. Foi bem bacana, ele me exigiu bastante nos três sets, acho que a gente pôde repetir um pouco do que a gente fazia em quadra, disse Guga.
Continua depois da publicidade
Já Moyá ressaltou a qualidade de Guga, que sempre foi um dos seus rivais. Estava muito feliz em quadra, é um prazer jogar contra um amigo e um dos meus grandes rivais. Fazia muitos anos que não enfrentava ele, então me diverti bastante. Gosto muito de jogar contra caras como o Guga, disse o espanhol.
Jogo disputado
Continua depois da publicidade
O jogo começou intenso. Guga teve de sair de 0/40 já no primeiro game, e depois viu seu serviço quebrado e Moyá abrir 3/1. Foi então a vez do tricampeão de Roland Garros aumentar a intensidade de seu jogo e devolver a quebra, empatando em 3/3. Depois de uma confirmação de saque pra cada lado, Guga teve duas chances de quebra no 4/4, mas Moyá conseguiu salvar. Na terceira oportunidade, porém, Guga forçou a devolução e depois fechou o game com sua especialidade: uma linda paralela de esquerda. Com 5/4 no placar e o apoio da torcida, Guga manteve a firmeza e fechou o set em 6/4.
Já na segunda parcial, foi a vez do espanhol exigir de Guga. O set correu sem quebras até o 3/2, quando Moyá aproveitou uma série de erros do brasileiro pra abrir 4/2. O espanhol, então, confirmou seu serviço e voltou a quebrar Guga pra fechar a série em 6/2. Antes de começar o terceiro set, Guga voltou-se pra torcida e perguntou se o público queria ver o jogo decidido em mais um set ou num match tie-break até 10.
A plateia quis ver mais dos dois jogadores em ação, e pediu mais um set, que foi mais uma vez bem disputado. Logo no terceiro game, Guga pressionou Moyá, fez 15/40 no saque do espanhol, que salvou a primeira quebra, mas acabou cedendo a quebra em erro não forçado de backhand, deixando Guga abrir 2/1 com uma quebra na frente. Firme no saque e mais uma vez mostrando a mesma categoria, com deixadinhas que lembraram os bons tempos de Roland Garros, Guga, que homenageou Carlos Moyá antes do fim do jogo puxando o coro de olê, Moyá com a torcida, fechou a partida em 6/3.
Mais de quatro mil pessoas acompanharam a vitória de Guga. Logo depois do jogo, o tricampeão de Roland Garros e Carlos Moyá participaram da cerimônia de premiação na quadra. O ex-número um do tênis mundial recebeu o prêmio Jean Borotra, entregue por Gustavo Herrero, diretor do comitê executivo internacional de tênis (IC) pra América Latina.