Navio que entra e sai. Rebocadores que vêm e vão. E quatro balsas indo e vindo. O tráfego de embarcações no complexo Portuário do Rio Itajaí-açu tem crescido pacas nos últimos anos. Basta alguns minutos de bizolhadas no rio, perto do ferri-bote, pra sispantar com a carrada de barcos navegando nas águas. Sexta-feira, após o rebocador Keri Candies ficar desgovernado e detonar duas dragas, dois barcos e o trapiche dum porto pesqueiro, o vereador de Navegantes Evandro Argenton (PSDB) resolveu simexer.
O político vai chamar o delegado da capitania dos Portos na câmara dengo-dengo pro marinheiro estrelado dar explicações do perrengue e ainda dar um jeito na intensa navegação do rio. Ele ainda prometeu ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O político vai chamar o delegado da capitania dos Portos na câmara dengo-dengo pro marinheiro estrelado dar explicações do perrengue e ainda dar um jeito na intensa navegação do rio. Ele ainda prometeu enviar pedido de ajuda aos deputados catarinenses na leleia e em Brasília. Pro vereador, como tá, logo, logo, vai rolar uma tragédia.
O medo dele é com as balsas, que transportam uma carrada de gente diariamente. O rebocador bateu a 300 metros do ferri-boat. Os dois marinheiros e o motorista que trabalham nas balsas em turnos são desclassificados pra ajudar as pessoas em caso de uma emergência. Estamos perto de uma tragédia sem precedentes e a capitania dos Portos precisa se mexer, disse o apocalíptico vereador.
Segundo ele, em rápida pesquisa na net, foram registrados 10 grandes acidentes envolvendo balsas como as que operam entre Itajaí e Navegantes. Pra Argenton, a tão sonhada ponte entre as citys, que aliviaria o bolso do povão e o tráfego no mar, é pura balela de político mentiroso. Essa empresa [referindo-se à dona do ferri, a Empresa de Navegação Santa Catarina] nunca pagou impostos e só paga pros políticos deixarem a ponte no papel. Estão esperando o quê? Marinheiro não salva a vida de ninguém. Nem de grávida, idoso e estudante, lascou o edil.
Tudo nos trinques
O gerente do ferri-bote, Vilimar Keller, disse que a empresa faz tudo o que a capitania dos Portos manda. Segundo o bagrão, todas as medidas de segurança na travessia foram adotadas após carcadas da Marinha. Estamos 100% em dia com as determinações, tratou logo de dizer.
A reportagem não localizou o delegado da capitania peixeira, Fernando Anselmo Sampaio Mattos, pra comentar a manifestação do vereador dengo-dengoso.