Na noite de hoje, o conselho deliberativo do Marcílio Dias se reúne na sala de imprensa do clube, dentro do Gigantão das Avenidas, pra eleger seus novos membros. A eleição de novos sócios-conselheiros tá marcada pra começar a partir das 19h.
Qualquer sócio em dia com o clube e que é associado há pelo menos um ano pode se candidatar a uma vaguinha no conselho deliberativo do Marinheiro. Basta dar as caras na reunião, assinar o livro ...
Qualquer sócio em dia com o clube e que é associado há pelo menos um ano pode se candidatar a uma vaguinha no conselho deliberativo do Marinheiro. Basta dar as caras na reunião, assinar o livro de ata manifestando a vontade de virar conselheiro e bancar a facada de 100 reales por mês.
Hoje o Marinheiro tem 28 sócios-conselheiros ativos. Ativos entre aspas, dos que participam de todas das reuniões tem uns 10, cutuca Luiz Antônio Alves, presidente do conselho. Ele acredita que a partir de hoje o conselho vai ficar maior. Pelo o que a gente ouve falar, deve subir pra umas 40 pessoas, acredita Luiz Antônio.
Entre as principais funções do conselho deliberativo, segundo o estatuto do clube, estão fiscalizar as contas do clube, aprovar o orçamento anual feito pela diretoria e aprovar novos contratos de aluguéis, além das renovações dos contratos atuais.
Deu confusão
Uma reunião do conselho deliberativo no mês passado resultou em algumas reformas no estatuto do clube; uma delas caiu muito mal e vem sendo alvo de polêmica. O que causou confusão foi a informação de que pra virar conselheiro agora teria que ser sócio por três anos. A informação causou indignação de quem sipreparava pra virar conselheiro, mas segundo Luiz Antônio o boato não procede. O que mudou é que pra ser candidato a presidente da executiva ou do conselho precisar ser conselheiro há três anos, explica o presidente do conselho. Não queremos aventureiros nesses cargos, completa.
Outra mudança aprovada no mês passado é que os ex-presidentes da executiva e do conselho não vão mais pagar mensalidade pro clube. A iniciativa é pra reaproximar essas pessoas que foram importantes na história do clube, garante Luiz Antônio.
Diretoria só na semana que vem
A eleição mais polêmica é pra mesa diretora do conselho deliberativo. Essa deve rolar na semana que vem. Ela precisar ser no mínimo cinco dias depois da eleição do conselho. Por isso, acredito que vai ser no dia 19 ou 20, calcula o presidente do conselho. Apesar de todas as polêmicas, Luiz Antônio garante que não definiu se vai se candidatar à reeleição. Já conversei com o [Roberto] Venâncio [possível vice na chapa de Luiz Antônio], com o [presidente Abelardo] Lunardelli, mas não existe nada definido. Se a coisa for tranquila, eu me comprometo a ser candidato. Mas se tiver muita confusão, muito diz-que-me-disse, estou mais pra largar, afirma.