Na edição de 2008/09 da VOR, a Vila da Regata chegou a receber 930 mil espectadores. A programação deste ano inclui atividades náuticas, como introdução à navegação, técnicas de segurança a bordo e medição meteorológica, além de aulas sobre sustentabilidade e meio ambiente. A parada terá shows e concertos, que prometem agitar as noites dos turistas.
Mas a novidade principal é a inauguração do museu interativo da Volvo Ocean Race. Com o objetivo de recuperar, reunir, conservar, expor e difundir uma das mais conceituadas provas da vela mundial, o local tem programas educativos e culturais que contribuem inclusive para o turismo regional da cidade.
Um de nossos objetivos é transformar a Volvo Ocean Race em um festival, na água e em terra firme. A VOR não é como uma partida de futebol que após os 90 minutos o torcedor sai e vai embora. É um evento para vir, experimentar e se divertir antes, durante e depois, ressaltou Knut Frostad, diretor geral da VOR.
A entrada na Vila da Regata é gratuita, exceto para os shows e concertos. O espaço permanecerá aberto de domingo à quinta, das 10 horas até 00h30, e nas sextas e sábados das 10 horas à 1h30.
Clínica pra criançada
A Volvo Ocean Race Academy recebeu na sexta-feira os 32 velejadores mirins que participam da clínica de vela de Optimist, realizada neste finde. No segundo ano das aulas, o objetivo da organização é incentivar jovens a conhecer a modalidade, bem como contribuir para a melhoria das categorias de base da vela mundial.
Nós ensinamos as crianças como velejar em equipe. É muito interessante porque geralmente na classe Optimist eles correm sozinhos, cada um por si. Agora, os jovens têm que aprender a trabalhar em equipe, lutar pelo time e entender o significado da palavra sacrifício. É uma ótima oportunidade para todos, comentou o coordenador da regata da Youth Academy, Francisco Vidal.
A garotada de até 15 anos participou de aulas teóricas e práticas com treinadores qualificados, antes do evento.
Além de promover a vela e incentivar novos talentos, a VOR Academy também terá uma competição de windsurf para jovens, que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro.
A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante, e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).
A parada brazuca, na city peixeira, no litoral da Santa & Bela, está prevista pra abril do próximo ano. A vila da regata em Itajaí deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Isteites no dia 22.
Game inicia testes
Os fãs da VOR também podem interagir com a regata por meio do game oficial. O início dos testes da versão beta da regata ocorreu na sexta-feira, mas o lançamento oficial é no dia 29 deste mês.
O jogo ficará disponível no website oficial criado para o game e em algumas páginas especializadas, além da nova plataforma desenvolvida pro Facebook. A expectativa é ultrapassar os 500 mil usuários, já que a utilização da rede social permite maior navegabilidade e interatividade com o fã, além da facilidade de acessar o aplicativo pelo celular.
Assim como as seis equipes de competição, os jogadores poderão utilizar informações reais das condições climáticas para traçar estratégias e otimizar a navegação dos barcos virtuais, aproximando-se cada vez mais da realidade da prova. A edição anterior do jogo foi um sucesso e atingiu a marca de 220 mil jogadores. O vencedor do game irá ganhar um carro Volvo XC60, da montadora e patrocinadora máster do evento.