O final da Quinta avenida, no trecho de ligação entre Balneário Camboriú e Camboriú, só deixará de ter o trânsito de uma das pistas trancado depois que a prefeitura da Capital da Pedra construir uma rota alternativa pros carangos e a concessionária da BR-101, a Autopista Litoral Sul, alargar o túnel de acesso ao local. A turma da prefa do Balneário adotou a brecada como forma de diminuir o trânsito, mas tem é contribuído pra rolar um baita congestionamento.
A medida vem sendo adotada há cerca de dois anos. Todos os dias úteis, por volta das 17h30, o fluxo de veículos por lá triplica e os agentes de trânsito da city fecham o fim da Quinta avenida, no ...
A medida vem sendo adotada há cerca de dois anos. Todos os dias úteis, por volta das 17h30, o fluxo de veículos por lá triplica e os agentes de trânsito da city fecham o fim da Quinta avenida, no sentido à rótula de entrada de Camboriú. Quem passa por lá é obrigado a desviar caminho pela rua Biguaçu, no bairro dos Municípios, e enfrenta mais de meia hora na fila. É um absurdo. Fecham ali e dá mais congestionamento, reclama Cristiano Dias, morador de Cambu.
O secretário de Segurança do Balneário, Nilson Probst, diz que também era contra a medida, mas nos últimos meses fez estudos no local e constatou que é a melhor alternativa contra o congestionamento. Quase 70% dos moradores de Camboriú trabalham em Balneário, o que causa muito movimento na volta pra casa, sidefende.
Segundo o abobrão, sem o trânsito da Quinta avenida, o fluxo de veículos fica um pouco mais rápido. Ao invés de trancar por uma hora, como é hoje, trancaria por três horas com a Quinta avenida aberta, exagera.
Nilson afirma que a Quinta avenida só deixará de ser trancada depois que Cambu construir uma rota alternativa pra acabar com as filas e a concessionária da BR alargar o túnel de acesso, que hoje obriga a montoeira de possantes a seguir em fila única. Já fizemos várias propostas, mas uma coisa é conversar, outra é ver eles agirem, alfineta.
Estudos
A prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, conta que sua equipe trampa diretamente com a galera do Balneário pra bolar um projeto de melhoria na entrada da city. O plano é buscar uma rota alternativa pra evitar tanto rolo no local. A situação só vai melhor com uma ação integrada entre os dois municípios, diz a muié. Após a análise, ainda serão levantados custos da obra e cronograma. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Autopista, mas não teve resposta.