Ao contrário da última vez que entrou em pauta, ontem o projeto que regulariza a lei orgânica do Balneário Camboriú pra garantir que a câmara passe dos 10 pra 17 vereadores foi retirado de pauta pelo presidente do legislativo, Orlando Angioletti (DEM). No mês passado, Claudir Maciel (PSD) tinha pedido vistas.
No entanto, o projeto que entrou ontem era diferente: foi apresentado por José Carlos Hannibal (PP) e contava com a assinatura de três parlamentares tucanos. Mas o trio retirou o nomezinho e a ...
No entanto, o projeto que entrou ontem era diferente: foi apresentado por José Carlos Hannibal (PP) e contava com a assinatura de três parlamentares tucanos. Mas o trio retirou o nomezinho e a tal proposta de alteração caiu por falta do número de assinaturas mínimas exigido pra que ele fosse à votação. Na quinta-feira volta pra pauta, inclusive o outro projeto, com a emenda apresentada pelo Claudir, afirma Angioletti. Depois que pediu vistas do projeto que previa o aumento pra 17 cadeiras, Claudir que é líder da bancada de oposição entrou com uma emenda pedindo que os edis aprovem a manutenção dos 10.
De qualquer forma, como a lei eleitoral determina que mudanças tenham de ser feitas um ano antes da eleição (portanto, até o último dia 7 de outubro) pra que possa valer pra 2013, tudo leva a crer que a decisão final não vai ser dos vereadores, mas sim da dona justa. Se for preciso iremos à Justiça pra fazer valer o número de 10, o que seria uma pena, lamenta Claudir. Ele explica que, junto com João Miguel, o Tatá (PSDB), Silvia de Mello (PSDB) e Moacir Schmidt (PSDB), já fechou o voto: eles serão contra qualquer proposta de aumento. Com a negativa de quatro edis, se o projeto tivesse ido pra votação ontem seria rejeitado, já que precisaria do sim de pelo menos sete dos 10 parlamentares.
Entidades pró-17!?
Enquanto a reportagem do DIARINHO conversava, antes da sessão, com Hannibal, o parlamentar recebeu representantes de entidades da city pra entregar um papéli com 19 assinaturas apoiando o aumento de vagas no legislativo. Mesmo antes de receber o tal abaixo-assinado, Hannibal já tinha virado a casaca. Teve um acordo do PT e do PP que gostariam que eu votasse a favor dos 17, justifica. Antes, ele era a favor de manter 10 cadeiras no legislativo do Balneário.
Pedimos que eles aumentem o número de vereadores e diminuam o número de assessores. Quem sabe assim se consiga fazer oposição, lasca a presidente do sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares e Restaurantes (Sechobar), Olga Ferreira. Mas há quem contrarie o tal papéli. Ao conferir as assinaturas, Tatá constatou que praticamente todos que estavam no tal documento são pré-candidatos a vereador na city. Tudo por interesse próprio. É até feio!, dispara o tucano.
Pedimos que eles aumentem o número de vereadores e diminuam o número de assessores. Quem sabe assim se consiga fazer oposição
Olga Ferreira - presidente do Sechobar