Ao contrário da última vez que entrou em pauta, ontem o projeto que regulariza a lei orgânica do Balneário Camboriú pra garantir que a câmara passe dos 10 pra 17 vereadores foi retirado de pauta pelo presidente do legislativo, Orlando Angioletti (DEM). No mês passado, Claudir Maciel (PSD) tinha pedido vistas.
Continua depois da publicidade
No entanto, o projeto que entrou ontem era diferente: foi apresentado por José Carlos Hannibal (PP) e contava com a assinatura de três parlamentares tucanos. Mas o trio retirou o nomezinho e a ...
No entanto, o projeto que entrou ontem era diferente: foi apresentado por José Carlos Hannibal (PP) e contava com a assinatura de três parlamentares tucanos. Mas o trio retirou o nomezinho e a tal proposta de alteração caiu por falta do número de assinaturas mínimas exigido pra que ele fosse à votação. Na quinta-feira volta pra pauta, inclusive o outro projeto, com a emenda apresentada pelo Claudir, afirma Angioletti. Depois que pediu vistas do projeto que previa o aumento pra 17 cadeiras, Claudir que é líder da bancada de oposição entrou com uma emenda pedindo que os edis aprovem a manutenção dos 10.
Continua depois da publicidade
De qualquer forma, como a lei eleitoral determina que mudanças tenham de ser feitas um ano antes da eleição (portanto, até o último dia 7 de outubro) pra que possa valer pra 2013, tudo leva a crer que a decisão final não vai ser dos vereadores, mas sim da dona justa. Se for preciso iremos à Justiça pra fazer valer o número de 10, o que seria uma pena, lamenta Claudir. Ele explica que, junto com João Miguel, o Tatá (PSDB), Silvia de Mello (PSDB) e Moacir Schmidt (PSDB), já fechou o voto: eles serão contra qualquer proposta de aumento. Com a negativa de quatro edis, se o projeto tivesse ido pra votação ontem seria rejeitado, já que precisaria do sim de pelo menos sete dos 10 parlamentares.
Entidades pró-17!?
Continua depois da publicidade
Enquanto a reportagem do DIARINHO conversava, antes da sessão, com Hannibal, o parlamentar recebeu representantes de entidades da city pra entregar um papéli com 19 assinaturas apoiando o aumento de vagas no legislativo. Mesmo antes de receber o tal abaixo-assinado, Hannibal já tinha virado a casaca. Teve um acordo do PT e do PP que gostariam que eu votasse a favor dos 17, justifica. Antes, ele era a favor de manter 10 cadeiras no legislativo do Balneário.
Pedimos que eles aumentem o número de vereadores e diminuam o número de assessores. Quem sabe assim se consiga fazer oposição, lasca a presidente do sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares e Restaurantes (Sechobar), Olga Ferreira. Mas há quem contrarie o tal papéli. Ao conferir as assinaturas, Tatá constatou que praticamente todos que estavam no tal documento são pré-candidatos a vereador na city. Tudo por interesse próprio. É até feio!, dispara o tucano.
Pedimos que eles aumentem o número de vereadores e diminuam o número de assessores. Quem sabe assim se consiga fazer oposição
Olga Ferreira - presidente do Sechobar