Mesmo às vésperas da disputa pela reeleição, ele quer ficar de fora de qualquer duelo com aqueles que o desafiam pra conquistar o cinturão dourado. Quero agir assim até o fim e separar as duas posições: prefeito e candidato. Não quero falar como pré-candidato, quero ficar só como prefeito, se explica.
Continua depois da publicidade
RAIO-X
Nome: Jandir Bellini
Naturalidade: Ponte Serrada/SC
Idade: 63 anos
Estado civil: casado
Filhos: quatro
Formação: Ensino Médio
Continua depois da publicidade
Trajetória profissional: Foi vereador de Chapecó de 1970 a 1973; sócio-fundador do Frigorífico Vale do Itajaí (Frigovale); foi presidente do Itamirim Clube de Campo; deputado estadual em 1994 nesse período, ocupou a presidência da Comissão de Viação e Obras; prefeito de Itajaí eleito em 1996 e reeleito em 2000, exercendo mandato até 31 de dezembro de 2004. No último exercício, ocupou a presidência da associação Brasileira dos Municípios Portuários. Foi eleito deputado estadual em 2006 também pelo PP. Em 2008 venceu as eleições municipais e hoje comanda, pela terceira vez, a prefeitura de Itajaí.
DIARINHO PERGUNTA:
Continua depois da publicidade
Por que o senhor quer ser prefeito de Itajaí?
DEODATO CASAS (PSDB) PERGUNTA
Continua depois da publicidade
O senhor está indo para o décimo segundo ano de mandato como prefeito. Muitos projetos do seu último plano de governo, como a Via Portuária, a manutenção da Escola Aberta, projetos na Cultura, Esporte, Saúde, entre outras tantas promessas, não saíram do papel ou não funcionam em sua plenitude. Como acreditar que estes e outros projetos não concretizados se tornarão realidade nos próximos quatro anos?
NÍKOLAS REIS (PT) PERGUNTA:
Considerando 12 anos de prefeito; quatro anos de mandato como deputado o que soma 16 anos quase que seguidos de vida pública; considerando sua ligação com Paulo Bornhausen que, por sua vez, banca a candidatura da Dalva; a integração ao seu governo dos que na eleição passada e na eleição retrasada eram fragorosamente oposição ao senhor, inclusive no campo das ofensas pessoais... Por que o senhor será novamente candidato? O que pretende inovar na administração? Qual o papel dos antigos aliados no seu projeto político e qual o papel que desempenharão os atuais aliados, especialmente o PMDB e o PDT?
LUIZ CARLOS PISSETTI (DEM) PERGUNTA:
Um dos seus principais colaboradores, Amilcar Gazaniga, foi prefeito de Itajaí aos 30 anos de idade. O que o senhor pensa a respeito da renovação e da alternância na cadeira de prefeito?
Relembre as regras do combate
Cada um dos quatro lutadores deve fazer uma pergunta pros seus adversários, individualmente. Os questionamentos serão repassados exatamente como o outro prefeiturável enviou ao DIARINHO.
Quem não quiser participar terá o mesmo espaço que os demais. Na página, as perguntas estarão estampadas, só que no lugar das respostas não terá nada. Alerta dos árbitros: ao desistir, cuidado pra não perder por W.O.!
O limite de tempo por resposta foi igual pra todos os lutadores: em média, dois minutos por questão, podendo usar menos tempo em uma resposta pra se prolongar em outra. No combate, controlar o cronômetro é uma das estratégias.
Pra uma resposta evasiva, o lutador leva punição. Se por duas vezes se esquivar da luta, a eliminação sumária fica a critério dos árbitros.