Itajaí

Tudo pronto pra maior feira da pesca e aquicultura da América Latina

Mais de mil pessoas vão tá envolvidas no trampo pra tocar a Aquapesca Brasil

Algo perto de 500 pessoas trabalhavam alvoroçadas, ontem, pra dar conta da estrutura da Aquapesca Brasil, a maior feira da América Latina de pesca e aquicultura que a partir desta quarta-feira pretende receber mais de 10 mil visitantes no Centreventos da Marejada, no centro de Itajaí. Serão ao todo 62 estandes – metade do anunciado inicialmente pelos organizadores – que apresentarão ao público tudo quando é tipo de produtos e serviços, que vão desde engenhocas de alta tecnologia pra embarcações até rango pra degustação produzido pela indústria de manipulação.

Apesar do agito de ontem, garante Ivan Gogolevski, diretor comercial da feira, o trampo de instalação da estrutura tava tranquilo. “Tá quase tudo pronto, bem adiantado. Tivemos mais tempo este ano ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Apesar do agito de ontem, garante Ivan Gogolevski, diretor comercial da feira, o trampo de instalação da estrutura tava tranquilo. “Tá quase tudo pronto, bem adiantado. Tivemos mais tempo este ano pra fazer a montagem”, comenta, revelando que desde quinta-feira da semana passada a peãozada contratada pela organização e pelas empresas que estarão expondo na Aquapesca já começaram o serviço.

Continua depois da publicidade

O empresário itajaiense Dario Vitali, da Vitalmar Pescados, foi um dos que começaram cedo a montagem do seu estande, considerado um dos maiores da feira entre as empresas privadas. “Nosso pessoal já tá lá desde domingo, umas 10 pessoas”, conta. Nem Dario tinha ideia do espaço que tá ocupando. “Acho que uns 60 metros”, chuta. Na verdade, são 80 metros quadrados só pra sua empresa.

Pra seduzir os visitantes a entrarem no espaço da Vitalmar, Dario revela que serão servidos nacos de sushi e sashimi. “Nossa produção estará lá para ser degustada pelo público”, diz, orgulhoso.

Ontem, no finalzinho da manhã, também já praticamente montadinho tava o estande da Madef, uma grandona do ramo da fabricação de câmaras frigoríficas e que também ocupará um dos maiores estandes entre as empresas privadas. Um big refrigerador foi montado dentro do Centreventos pra mostrar pra clientela o poderio da empresa gaúcha.

Ao todo, estima Ivan, bem mais de mil pessoas estarão envolvidas nos trabalhos da feira até sexta-feira, quando ela termina. O diretor comercial da Aquapesca Brasil acredita que o evento vai repetir o sucesso de público da primeira edição. “Estamos esperando 10 mil pessoas, o mesmo público do ano passado”, aposta, convicto.

Feira serve pra transferir tecnologias atualizadas

Modernidade. É isso que o armador de pesca Giovani Genázio Monteiro espera que a Aquapesca Brasil traga para o setor da captura e manipulação de pescados. “A importância desta feira é justamente mostrar novas tecnologias, novos equipamentos”, diz o presidente do sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), entidade que há dois anos promove o evento.

Pra Giovani é um fato que a frota pesqueira nacional está tecnologicamente atrasada. “Hoje a pesca brasileira tá defasada”, admite, justificando a importância da Aquapesca.

Continua depois da publicidade

Dario Vitalli, que já dirigiu o Sindipi e é dono de uma indústria de manipulação de peixes, concorda com o atual chefão do sindicato. “Nós ainda temos muito que evoluir, precisamos dominar esse know-how (leia quinôu ráu) que há em países bem mais desenvolvidos na pesca, como Noruega, Espanha, Rússia e Islândia”, lasca o empresário, completando: “E a Aquapesca é uma grande oportunidade pra transferir toda essa tecnologia”.

Entraves criados pelo governo atrapalham setor, diz armador

Continua depois da publicidade

Pra Giovani Monteiro, além da transferência de novas tecnologias, o debate sobre o permissionamento da pesca por parte do governo e a sustentabilidade do setor serão os grandes temas da edição deste ano da Aquapesca. E, desta vez, os problemas não vão ficar apenas no chororô. Os armadores e empresários vão se reunir com o ministro Luiz Sérgio, da Pesca, pra reforçar o documento que entregaram semana passada ao abobrão da Dilma, com o listão de reinvidicações.

Um dos assuntos da reunião com o ministro e que tem a ver com a sustentabilidade dos recursos vivos marinhos e com o tal do permissionamento, revela o presidente do Sindipi, será essa história do governo proibir as traineiras, barcos de cerco que geralmente pescam sardinha e tainha, de capturarem outras espécies, como a anchova, por exemplo. “E essa decisão foi tomada sem levar em conta estudos técnicos”, golpeia o armador.

A entrada de peixe estrangeiro já manipulado também vai esquentar o debate, diz ainda Giovani. “Até sardinha pronta para ser enlatada já está sendo trazida de fora. E há ainda os filés importados. Isso não gera empregos e toda a cadeia produtiva sai prejudicada”, reclama o armador, alfinetando: “O que é pior é que existem incentivos pra trazer esses peixes com menos impostos”.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.89

Podcast

Codeba assume o Porto de Itajaí em janeiro

Codeba assume o Porto de Itajaí em janeiro

Publicado 11/12/2025 17:38



TV DIARINHO


🚨🐶 CANIL CLANDESTINO INTERDITADO EM NAVEGANTES | Dezenove cães da raça Jack Russell Terrier, famosa ...



Especiais

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Banco Master

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas



Blogs

Falar ou Silenciar? O Mosquitinho da Repressão Emocional

VersoLuz

Falar ou Silenciar? O Mosquitinho da Repressão Emocional

Saúde mental no fim de ano — um alerta necessário

Espaço Saúde

Saúde mental no fim de ano — um alerta necessário

Preservando a memória da comunidade

Blog do Magru

Preservando a memória da comunidade

Eleição Sindilojas Itajaí e Região

Blog do JC

Eleição Sindilojas Itajaí e Região



Diz aí

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.