Matérias | Geral


Itajaí

Mais de 50 mil metros quadrados de mata nativa torram num baita incêndio em Bombinhas

Chamas detonaram o alto do morro de Zimbros. Até helicóptero ajudou no trabalho

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Uma verdadeira catástrofe ambiental rolou ontem em Bombinhas. Mais de 50 mil metros quadrados de mata nativa foram detonados num incêndio no alto do morro de Zimbros. Os bombeiros levaram seis horas pra conter as chamas, que estavam numa área de difícil acesso. Foi necessário contar com apoio de um helicóptero, que pegava água do mar e jogava no local.

Os vermelhinhos receberam o chamado da desgraceira pelas 9h30. Correram até o local, mas precisaram enfrentar duas horas de mata fechada e muito atravanco morro acima, porque a área que ardia em ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Os vermelhinhos receberam o chamado da desgraceira pelas 9h30. Correram até o local, mas precisaram enfrentar duas horas de mata fechada e muito atravanco morro acima, porque a área que ardia em chamas ficava a mil metros do ponto onde os veículos conseguiam chegar. O fogo se espalhou rapidamente e logo tomou conta dos cinco hectares de terra (50 mil m²).

O sargento Edenilson Maciel, do corpo de Bombeiros, conta que 11 vermelhinhos suaram a farda por seis horas pra acabar com o fogaréu, apenas com abafadores nas mãos. A situação tava tão difícil que foi necessário pedir uma ajuda dos céus, do helicóptero Arcanjo, que veio de Floripa. “Ele captava água do mar, ia lá em cima e largava, e nós aproveitávamos que o fogo baixava pra bater [com os abafadores]”, explica.



O comandante da operação, sargento Clodomar da Silva, afirma que diversos lagartos e cobras morreram com as chamas, assim como a vegetação nativa. “Vimos muitos animais que tentaram fugir, assustados. É difícil de eles sobreviverem”, lamenta o sargento.

A área que queimou é considerada de preservação permanente. Por lá havia apenas pequenas trilhas abertas no meio da mata, que os aventureiros usavam pra encarar o desafio. No alto do morro, pertinho de onde começou o fogo, tinha até uma espécie de bica que o povão usava pra pegar água.

Pode ser criminoso


Os bombeiros suspeitam que o incêndio seja criminoso. Pelo local ser de difícil acesso, acreditam que alguém tenha subido até lá e tacado fogo, ou até mesmo jogado um cigarro na mata seca, que pode ter provocado as chamas. “Não encontramos vestígio, mas não havia como as chamas iniciarem de outra forma”, afirma o sargento Clodomar.

Na semana que vem, a turma da defesa civil e fundação do meio ambiente de Bombinhas vai analisar o local de perto, junto com os bombeiros. Eles querem averiguar se há rastro de algum vadio que possa ter cometido a desgraceira. “Vamos mapear a área certinho, tomar providências e denunciar o crime ao Ministério Público”, finaliza o comandante.

Fogo no Itajaí

Na city peixeira, um princípio de incêndio num barracão abandonado mobilizou os vermelhinhos, no início da tarde de ontem. A estrutura fica na rua Henrique Dauer, na Barra do Rio, e só não virou cinzas porque os bombeiros chegaram rápido no local. Ninguém ficou ferido e os vermelhinhos ainda não sabem o que teria provocado o sinistro.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.236.207.90

Últimas notícias

ITAJAÍ

Mutirão já entregou mais de 6 mil CNHs para motoristas da região

PEGO NO FLAGRA

Carro “conversível” que transportava piscina cheia é apreendido 

NOVA COLEÇÃO

Feira da Moda lança coleção outono e inverno com preço de fábrica

CAMBORIÚ

Homem é esfaqueado por vizinho após briga por moto

BALNEÁRIO SABOROSO

Festival gastronômico de BC terá menus a R$ 89,90; confira os restaurantes

Floripa 

Polícia recupera mais de 450 latas de energético furtadas por menor 

Definido 

Estacionamento rotativo de Itajaí vai custar R$ 2,50 a partir da semana que vem 

BARRA VELHA

Escoras de madeira despencam da obra da ponte sobre o rio Itajuba

INCLUSÃO

Cães-guias participam de treinamento na roda-gigante de BC

Ocean Race

Malizia e Holcim já passaram o Cabo Horn



Colunistas

Direito na mão

Duas dicas simples para adiantar o pedido de aposentadoria

Foto do Dia

Uma vista privilegiada!

JotaCê

Sindipi e o novo comandante

Coluna do Janio

Pagando caro

Coluna Esplanada

Pacotão dos 100 dias

Mundo Corporativo

Prazer, Baron!

Coluna Exitus na Política

Demência, poder e senso de futuro

Na Rede

Se liga no que foi destaque nas redes do DIARINHO

Via Streaming

“Chernobyl” revive tragédia nuclear

Jackie Rosa

Nino Ferreira e família

Gente & Notícia

Todeschini e Mac em Colab na Brava

Ideal Mente

Luto não é depressão

Clique diário

Os encantos da zona rural

Coluna do Ton

Novidades de decoração

Coluna Fato&Comentário

Adão e o alfaiate

Artigos

Mais do que simplesmente existir

Canal 1

Para ex-diretora da Globo, drama do humor também passa pela renovação



TV DIARINHO


Confira as principais notícias desta segunda-feira:- Alunos fazem protesto contra o Novo Ensino Médio ...





Especiais

Vida que segue

Vizinhos da Terra Yanomami já discutem vida pós-garimpo ilegal

Saúde

Terapias integrativas ganham espaço no tratamento de pets

CONFIRA

Pets disponíveis para adoção

PROJETO PET FRIEND

Tampinhas de garrafa PET vão ajudar à causa animal em BC

AMOR INCONDICIONAL

Há 17 anos, Pituxa é um dos pilares do casal Wagner e Luci



Blogs

A bordo do esporte

Regata Bracuhy repete sucesso de 2022 e leva mais de 120 barcos à raia

Blog do JC

Latarte

Blog da Jackie

Ah, que lindos!!

Blog da Ale Francoise

Conhecem a Técnica de ILIB?

Blog Doutor Multas

Exame para renovar CNH

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Adriana Spengler

"A advocacia criminal é um reduto masculino, historicamente falando. Estamos caminhando para a igualdade”

Margareth da Silva Hernandes

"Todo cidadão LGBTQIA+ que se sentir lesado em algum direito pode contatar a comissão da Diversidade da OAB”

Maurício Simas, Escova

"Balneário Camboriú estar poluída é culpa da Emasa. Eles têm a obrigação de tratar”

Volnei Morastoni

“Não sei quem inventou que eu tava com câncer. Eu tive um problema de estafa física e mental”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação