Itajaí

Capitania dos Portos e Praticagem não aparecem na câmara pra explicar acidente

Vereadores de Navegantes querem esclarecimentos sobre porradaço com o rebocador

O acidente com um rebocador da Petrobras, ocorrido há mais de um mês, no rio Itajaí-açu, segue sem explicações por parte da capitania dos Portos e da Praticagem do complexo portuário. O vereador dengo-dengo Evandro Argenton (PSDB), convocou, por meio de requerimento aprovado pela câmara de Navegantes, os representantes das instituições envolvidas pra justificar o incidente. A treta com o rebocador na saída do canal de acesso do rio rolou na manhã da primeira sexta-feira de outubro deste ano.

Na última sessão do legislativo de Navega, apenas um representante da empresa que presta serviços à Petrobras deu as caras e respondeu perguntas dos parlamentares. Segundo Argenton, a presença dos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Na última sessão do legislativo de Navega, apenas um representante da empresa que presta serviços à Petrobras deu as caras e respondeu perguntas dos parlamentares. Segundo Argenton, a presença dos sabichões serviria pra explicar questões importantes sobre a segurança dos usuários do ferribote e também de profissionais que trampam no Itajaí-açu. Ele lamentou a ausência e ficou indignado com o descaso. “As instituições convocadas não se preocupam com a segurança das pessoas durante a travessia”, lascou.

Continua depois da publicidade

O representante da Petrobras utilizou a tribuna, de onde explicou o episódio, quando um rebocador desgovernado invadiu uma empresa de pesca atingindo o cais e uma draga. Com o porradaço, três marinheiros se jogaram no rio, mas não ficaram feridos. A embarcação levaria suprimentos até uma plataforma da petroleira e estava saindo do canal de acesso quando sofreu uma pane no sistema elétrico e ficou desgovernada. No fim, ele minimizou a gravidade do incidente e classificou o episódio como um fato isolado e incomum.

No entanto, retrucou Argenton, os detalhes do acidente deixaram clara a falta de segurança. “As explicações mostram claramente que a população sofre perigo na travessia. A embarcação de 52 metros de comprimento ficou completamente desgovernada após a pane e poderia ter causado uma tragédia se ocorresse próximo ao ferriboat. Lamentável a ausência da capitania dos Portos e da Praticagem pra explicar os procedimentos pra impedir que isso volte a acontecer”, descascou o vereador tucano.

Abriram investigação

O funcionário que representava a gigante do petróleo afirmou que uma investigação interna tá rolando e um relatório deve ser feito em breve. Os parlamentares do outro lado da vala solicitaram que o material seja apresentado pra câmara assim que estiver concluído.

O capitão-de-fragata Fernando Anselmo Sampaio Mattos, responsável pela capitania dos Portos peixeira, disse que não pôde participar da reunião porque estava viajando, mas garante ter avisado isso pros edis. “Mandei um ofício convite pra todos os vereadores comparecerem na capitania no dia 24 de novembro. Eu falei pro Argenton que não poderia ir”, conta, dizendo que as causas do acidente ainda tão sendo investigadas. “No dia 24 queremos esclarecer o que aconteceu naquele dia”, conclui.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚡🚴 MAIS OPORTUNIDADES! A 99 anunciou que vai trazer motos e bikes elétricas pro Brasil em parceria com ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.