As tarifas bancárias, responsáveis por grande parte da receita dos banqueiros, são também os motivos da maior parte das reclamações registradas contra instituições financeiras. Dados do banco Central apontam que, das 1271 denúncias oficializadas contra bancos comerciais em setembro, 237 delas foram por cobrança de serviços não contratados pelos clientes. Ou seja, feito picatetas, os banqueiros cobraram por algum serviço que o correntista não pediu.
Continua depois da publicidade
É por isso que, pra supervisora da Área de Assuntos Financeiros da Procon de Sampa, Renata Reis, o povão deve conhecer detalhadamente os serviços contratados com o banco e quanto eles custam individualmente ...
É por isso que, pra supervisora da Área de Assuntos Financeiros da Procon de Sampa, Renata Reis, o povão deve conhecer detalhadamente os serviços contratados com o banco e quanto eles custam individualmente. Dessa maneira, afirma a sabichona, o cliente pode contratar somente o que precisa, sem precisar ficar pagando por serviço que nunca vai usar. Geralmente, ensina, a melhor opção é pros pacotes de saques e débitos e sobre a quantidade de operações que pretende realizar na conta por mês.
Continua depois da publicidade
Uma dica importante, ressalta Renata, é quando ir pagar uma conta no banco levar de vez todos os boletos. Dessa maneira, o consumidor faz apenas um saque no valor total das contas que tem pra saldar. É que, dependendo do contrato firmado com o banco, a partir de determinado número de saques, eles passam a ser cobrados.
Mesmo quem já tem conta em banco, sugere a especialista, é bom procurar informações sobre outros conjuntos de serviços. O consumidor deve exigir esclarecimentos, detalhes sobre o pacote, aconselha. Dessa maneira, é possível encontrar soluções mais baratas pra manter a conta corrente.
Continua depois da publicidade
Quem tá pensando em abrir uma conta, indica a sabichona da Procon, a melhor coisa é pesquisar qual instituição oferece o serviço mais adequado ao seu perfil e com preços mais baratos.
É bom lembrar, diz ainda Renata, que os bancos não podem cobrar alguns trampos dos seus clientes. Entre eles: até quatro saques, duas transferências entre contas do mesmo banco e até dois extratos por mês.