Itajaí

Prefa da Penha abre inscrição pra pra ambulantes durante a temporada

Veja o que pode e o que não pode vender na areia das praias da bombada Capital do Marisco e do Beto Carrero

A prefeitura de Penha já abriu as inscrições pra quem quiser lucrar uma graninha dando uma de comerciante eventual ou vendedor ambulante durante a temporada de verão. O povão interessado em ter um ponto fixo ou bater pernas pelas praias vendendo tudo quanto é badulaque vai precisar enfrentar uma disputa caso haja mais gente interessada em trampar do que pontos disponíveis na Capital do Marisco.

A prefeitura costuma liberar por temporada entre 60 e 80 alvarás pra vendedores ambulantes e uns 20 para quem quer botar um ponto de comércio eventual, informa o fiscal Leandro de Borba. Tanto pra ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A prefeitura costuma liberar por temporada entre 60 e 80 alvarás pra vendedores ambulantes e uns 20 para quem quer botar um ponto de comércio eventual, informa o fiscal Leandro de Borba. Tanto pra quem anda pra lá e pra cá carregando seus produtos quanto pra quem bota um ponto fixo, a prefa da Penha limita o número de atividades em cada uma das 19 praias da sua costa.

Continua depois da publicidade

Pra comércio ambulante, este ano não será permitida a venda de óculos. “É uma questão de saúde pública”, observa Leandro. É que os óculos de sol vendidos nas areias da praia a preço de banana são made in Paraguay, sem qualquer controle de qualidade e licença das otoridades da saúde. De resto, os ambulantes vão poder vender quase tudo. “É permitido o comércio de redes, cangas, chapéus e alimentos como picolés ou maçãs do amor”, explica o bagrão da fiscalização.

Os comércios eventuais podem ser tanto uma salinha alugada para o verão quanto as famosas carrocinhas que passam o dia inteiro perto da praia e vendem churros, milho, caldo de cana ou bebida, por exemplo. Boteco e lanchonete que abra somente durante a temporada entra nesta lista também. “Mas na maioria dos casos não será permitida a colocação de estruturas nas faixas de areia, restinga ou calçadas”, ressalta Leandro.

A exceção vai pras instalações dos bananas boats, aquelas boias compridas que são puxadas por lancha. Área pra aluguel de caiaque também entra neste esquema.

Sabichona vai ensinar como atender o turista

A prefa da Penha promove no dia 6 de dezembro um curso pro pessoal que vai trampar como vendedor ambulante ou montar um comércio durante a temporada de verão. O curso vai rolar na pousada Pedra da Ilha, entre as 19h e as 22h, e será digrátis.

A turismóloga e empresária Margarete e Sá será uma das profes do curso. “Nós falamos do turismo local, das praias e sobre a qualidade no atendimento”, explica. O aluno sai de lá, garante, sabendo o nome e a história de cada uma das praias e dos atrativos da cidade, incluindo o parque Beto Carrero World. Também são repassadas informações sobre as opções de hotelaria e gastronomia da Penha.

O pessoal da vigilância sanitária da prefa e da secretaria de Fazenda também dá um plá com os participantes sobre higiene e documentação necessária pro trampo.

Continua depois da publicidade

Tão sendo esperadas 40 pessoas pro curso, diz ainda Margarete. E não só os vendedores ambulantes ou comerciantes eventuais. “Teve um ano que até a polícia Militar fez o curso”, conta.

A inscrição é digrátis, informa a turismóloga, e pode ser feita até o dia da palestra. Além de uma apostila com o conteúdo ensinado, cada participante ganha ao final o certificado, um boné e um colete com os dizeres “Treinado para atender bem!”, que deverá ser usado como uniforme de trabalho.

 

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.89


TV DIARINHO


🚨⚓ DEU RUIM PRO TRÁFICO | Mais de 50 quilos de cocaína foram encontrados em um contêiner no Porto de ...



Especiais

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Banco Master

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas



Blogs

Você pode mudar sua saúde — mesmo se já tentou várias vezes

Espaço Saúde

Você pode mudar sua saúde — mesmo se já tentou várias vezes

A Cocada vai acabar?

Blog do Magru

A Cocada vai acabar?

BC bem Cuidada - e mais unida

Blog do JC

BC bem Cuidada - e mais unida

Natal e ano novo!

Blog da Ale Françoise

Natal e ano novo!

 O turbilhão que habita em mim - Mergulho

VersoLuz

 O turbilhão que habita em mim - Mergulho



Diz aí

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.