Itajaí

Primeiro transatlântico chega a Itajaí

Transatlântico luxuoso atracou no píer peixeiro trazendo mil turistas. Pra esta temporada, tão sendo esperados 38 mil visitantes

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Começou ontem a temporada de transatlânticos em Itajaí. Aproximadamente 1000 turistas – boa parte deles vindos da Alemanha - desembarcaram do Aida Cara, um naviozão de quase 200 metros de comprimento, na city peixeira. A banheira luxuosa e bonitona, que chegou do Rio de Janeiro por volta das 8h da matina, zarpou rumo a Punta Del Leste, no Uruguai, no finalzinho da tarde. Pra temporada inteira, que só termina em 5 de março do ano que vem, o pessoal da secretaria de Turismo (Sectur) da prefeitura de Itajaí tá esperando algo perto de 38 mil visitantes.

Continua depois da publicidade

Tanta gente batendo perna pelas ruas e praias de Itajaí e região significa mais dinheiro no bolso dos itajaienses, faz questão de dizer Rogéria Gregório, secretária de Turismo da prefa peixeira. “ ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Tanta gente batendo perna pelas ruas e praias de Itajaí e região significa mais dinheiro no bolso dos itajaienses, faz questão de dizer Rogéria Gregório, secretária de Turismo da prefa peixeira. “Esses turistas movimentam a economia da cidade, de um modo geral. Nossa pretensão é fazer com que os turistas permaneçam aqui”, afirma a abobrona.

Continua depois da publicidade

Uma das ações pra manter os turistas que vêm dos navios na cidade foi decidida numa reunião, esta semana, com os motoristas das vans, revela Rogéria. A orientação é que os motoras sugiram passeios pela city peixeira antes de levar a turistada pra bater perna na região.

Artesã tá empolgada

Continua depois da publicidade

A artesã Eliane Silva da Costa, 45 anos, tava com sua barraquinha aberta ontem, na praça Vidal Ramos, de olho no aumento de renda que a temporada de transatlânticos pode lhe trazer. Ela trampa com o patchwork, um trabalho feito a mão com tecido e costura. “Esperamos muitos turistas e não só do navio”, aposta, animada com a temporada de verão que tá chegando e que, espera, será mais longa que última. A artesã acredita que a regata Volvo Ocean Race será uma grande aliada do turismo.

Eliane diz ainda que na temporada o lucro dos artesãos aumenta bastante em relação aos demais períodos do ano. “É a melhor época que temos, no inverno é muito reduzido [o movimento]. Com os turistas aumenta 80% nosso faturamento”, revela.

Turistas tão dispostos a bater perna por Itajaí

Falando num inglês arrastado e com sotaque alemão que não deixava dúvidas sobre sua origem, o gringo Erich Auf See desembarcou do Aida Cara com um largo sorrisão no rosto. Disse ao DIARINHO que considerou boa a primeira impressão da cidade e que tava achando o modo de vida e os peixeiros interessantes.

A também alemoa Petra Dörp disparou em elogios ao povão brazuca. Pra elas, somos engraçados e sorridentes, numa tentativa de definir os brasileiros como felizes. Petra garantiu que iria primeiro conhecer a cidade mas, na sinceridade típica dos germânicos, não se constrangeu em dizer que se não gostasse de Itajaí iria simandar pra Blumenau.

Vai voltar quatro vezes

Continua depois da publicidade

O naviozão Aida Cara deve retornar a Itajaí mais quatro vezes durante esta temporada de cruzeiros. Além dele, os transatlânticos Imperatriz e Crystal Symphony também vão dar as caras por aqui.

A próxima embarcação de passageiros a jogar amarras no píer turístico peixeiro será o naviozão Imperatriz, que chega dia 4 de dezembro, um domingo, por volta das 9h.

O último navio que atraca na city peixeira também será o Imperatriz, que chega no dia 5 de março e deve encerrar a temporada trazendo 1800 turistas brasileiros.

Programação tem 24 escalas previstas

Continua depois da publicidade

Pela programação da secretaria de Turismo, a temporada 2011/2012 deve receber 24 barcões de luxo. São quatro a menos do que no ano passado. Mas, ressalta Rogéria Gregório, secretária de Turismo, os pacotes e rotas dos transatlânticos ainda não estão completamente fechados. “Existe a possibilidade de outros navios atracarem aqui”, explica a abobrona. Vale também o contrário disso. Existe o risco de que Itajaí seja riscada do roteiro de um ou outro naviozão.

Os transatlânticos visitam Itajaí até março. Pelas contas dos técnicos da Sectur, a temporada de cruzeiros vai abrir cerca de 500 empregos temporários no comércio, nos hotéis e até como free lancer, no caso dos intérpretes.

Apesar da possibilidade de redução do número de escalas em Itajaí, Rogéria diz estar com fé de que a temporada seja melhor do que a anterior. “A expectativa é muito grande, queremos melhorar a economia e o turismo da nossa cidade”, discursa a abobrona, que não sabe precisar quanto esses turistas gastam por aqui.

A secretária também lembra que a Volvo Ocean Race será mais uma oportunidade para que os turistas retornem e façam girar a economia local. Por isso, os gringos que desceram ontem do Aida Cara foram bombardeados com propagandas da regata.

Dos cerca de 38 mil passageiros de transatlânticos que passarão pelo píer turístico Guilherme Asseburg, que inaugurou sua ampliação na quarta-feira desta semana, cerca de 11.500 irão embarcar nos navios através de Itajaí. “Nosso terminal está bem mais atrativo e completo”, sigaba Rogéria.

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.14.87

TV DIARINHO


Confira os detalhes na coluna da advogada Renata Brandão





Especiais

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

Sociedade civil planeja ocupar as ruas e pressionar governos na COP30

brasil

Sociedade civil planeja ocupar as ruas e pressionar governos na COP30

Pataxós expulsos da própria terra denunciam rotina de ameaça e mortes na BA

Luto e exílio

Pataxós expulsos da própria terra denunciam rotina de ameaça e mortes na BA

Ato 2: de minuta a Punhal Verde Amarelo, mais 6 viram réus

Diário do julgamento do golpe

Ato 2: de minuta a Punhal Verde Amarelo, mais 6 viram réus



Blogs

Exposição das mamães

Blog da Jackie

Exposição das mamães

Câmara gastadeira

Blog do JC

Câmara gastadeira

Com Mounjaro ou sem Mounjaro, lembre-se!!

Espaço Saúde

Com Mounjaro ou sem Mounjaro, lembre-se!!

Resultados do Campeonato Paulista de Star 2025

A bordo do esporte

Resultados do Campeonato Paulista de Star 2025



Diz aí

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

AO VIVO

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

DIZ AÍ, PADRE LINO!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

Padre Lino Fistarol é entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

AO VIVO

Padre Lino Fistarol é entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Eu sou a maior fiscalizadora do meu governo"

Diz aí, prefeita!

"Eu sou a maior fiscalizadora do meu governo"

Prefeita Juliana Pavan faz balanço dos três primeiros meses de governo no "Diz aí"

AO VIVO

Prefeita Juliana Pavan faz balanço dos três primeiros meses de governo no "Diz aí"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.