Itajaí

Ciganos e moradores tão se estranhando no São Viça

Ex-usuário da pedra do demo seria o responsável pelo terrorismo. Sabichona diz que não saber viver com as diferenças é o mal do século

Ciganos vindos de Floripa tão causando furdunço na rua Sátyro Loureiro, no São Viça. O pai de família B.G., 37 anos, diz que por duas vezes teve a casa apedrejada pelos nômades e a muié dele foi ameaçada de morte. Alojados há três semanas num terreno baldio, o grupo garante que tem autorização do proprietário pra ficar no local por até um mês e a ovelha negra do bando, um menor ex-usuário de crack, seria o responsável pela arruaça na vizinhança. A PM diz que não pode expulsá-los do local, mas os ciganos garantem que vão levantar acampamento até o finde.

Continua depois da publicidade

B. diz que não deixa mais a muié e a filha, de um aninho, sozinhas em casa, que fica em frente ao acampamento cigano. O cara ficou traumatizado depois que um membro do grupo, aparentemente chapado ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

B. diz que não deixa mais a muié e a filha, de um aninho, sozinhas em casa, que fica em frente ao acampamento cigano. O cara ficou traumatizado depois que um membro do grupo, aparentemente chapado, começou a tacar pedras na casa e no carro. Na manhã de quinta-feira, perto das 10h, entre uma tacada e outra, o noiado ameaçava de morte a muié de B. caso ela chamasse novamente a polícia. Isso porque, há duas semanas, a mesma cena já havia acontecido e a polícia Militar bateu cartão no local. “O barulho parecia de arma de fogo, por isso a gente ficou com medo de ver o que tava acontecendo”, relata o morador. Apesar do bizu dos fardados no local, nenhuma medida foi tomada.

Continua depois da publicidade

Arranca-rabo

Segundo B., os ciganos vivem fechando o pau e ferrando com gente de fora do grupo. Saturado com o pintar e bordar dos nômades na localidade, o morador quer saber o que mais precisa acontecer pra que esse pessoal seja mandado embora do terreno invadido. O major da PM Ibrain Franz Júnior revela que, pra tirar os ciganos do local, só se cometerem algum crime passível de prisão. Por se tratar dum terreno privado, os milicos não podem expulsá-los dali.

Continua depois da publicidade

Desde outubro, a PM informou que apenas uma reclamação referente à perturbação de ciganos foi registrada na Sátyro Loureiro, ontem, às 14h. Os milicos encontraram tudo em ordem e não havia sinais de vandalismo.

De origem guarani, dona Holanda da Luz, 72, é a mais velha do grupo vindo de Floripa. Apesar da idade, a vovó é subordinada ao cacique Bastião da Luz, 52, primo dela. Com a chegada da reportagem do DIARINHO ao terreno usado como acampamento pelos ciganos, o neto de dona Holanda começou a berrar insultos. Segundo a vovó, ele mandou pedras na vizinhança. O rapaz, de 16 anos, ficou lelé da cuca após o uso contínuo de crack, que teve início aos 12. “A gente precisa amarrar ele e dar remédio pra dormir”, contou.

A muié ainda revela que mensalmente são feitas reuniões pra discutir o próximo destino do grupo. Ela não soube informar o nome do proprietário da área, mas garantiu que os ciganos seguirão jornada ainda nesse finde.

Mal do século

Pra doutora em sociologia Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira não existe um padrão ou camisa de força que ensine o povão a viver junto com a diversidade cultural. “A falta de tolerância é o problema do século 21. Viver com a diferença faz parte da vida contemporânea e ambas as partes precisam ceder,” afirma a sabichona.

Pra ela, é pertinente a presença dos ciganos em terras peixeiras, e eles não devem ser tratados como anormais. Se o acordo entre as partes não for alcançado no diálogo, as autoridades competentes devem ser acionadas para mediar a situação, aponta a dotora.

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.9.171

TV DIARINHO


✈️💼 MOTIVA É NOVA CCR! O grupo CCR agora se chama Motiva! A empresa, que administra o aeroporto de Navegantes ...





Especiais

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

JULGAMENTO DO GOLPE

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

ATAQUE NA WEB

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

REDES SOCIAIS EM PAUTA

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Armas, drogas, carros e macacos

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador



Blogs

Andressa se manifesta

Blog do JC

Andressa se manifesta

Nadador medalhista olímpico abre nova temporada de projeto social

A bordo do esporte

Nadador medalhista olímpico abre nova temporada de projeto social



Diz aí

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Diz aí, Jorge Seif Júnior!

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

AO VIVO

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diz aí, Maria Heloisa!

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diretora do Inis participa do “Diz aí!” no DIARINHO

AO VIVO

Diretora do Inis participa do “Diz aí!” no DIARINHO

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”

Diz aí, Michael Domingues!

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.