A copa do Brasil, segundo torneio de futebol mais importante do país, vai passar por duas grandes mudanças na edição 2013. A competição vai passar a ser disputada também pelos clubes que disputam a copa Libertadores e vai durar oito meses: de março a novembro. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, na Cidade Maravilhosa.
Continua depois da publicidade
O plano da CBF é valorizar a competição incluindo na disputa os principais times do Brasil. Desde 2003, as equipes que jogam a Libertadores não participam da competição. Outro motivo pra mudança ...
O plano da CBF é valorizar a competição incluindo na disputa os principais times do Brasil. Desde 2003, as equipes que jogam a Libertadores não participam da competição. Outro motivo pra mudança seria evitar o que aconteceu este ano com o Corinthians, que foi eliminado pelo Tolima na Pré-Libertadores e não disputou a copa do Brasil e nem a Sul-Americana.
Continua depois da publicidade
Em 2013, a copa do Brasil vai ser disputada por 86 equipes com sete fases. Das 86 equipes, oito começam na primeira fase que vai ser disputada em mata-mata até sobrarem 10 equipes. Estas 10 equipes se juntam às seis que estiverem classificadas pra Libertadores pra disputa das oitavas de final.
Outra mudança vai ser o processo de classificação pra copa Sul-Americana. A fase eliminatória brazuca não vai mais rolar e o país vai mandar quatro representantes pra competição. A escolha deles não será mais apenas pela classificação do campeonato Brasileiro. Vão pra Sul-Americana os quatro melhores classificados do Brasileirão do ano anterior entre os que forem eliminados da copa do Brasil antes do início da Sul-americana.
Continua depois da publicidade
Copa do Nordeste
Ricardo Teixeira anunciou também mais uma novidade no calendário brazuca pra 2013: o retorno da copa do Nordeste. A competição vai rolar entre janeiro e março de 2013 com 16 clubes: três da Bahia, três de Pernambuco, dois do Ceará, dois do Rio Grande do Norte, dois de Alagoas, dois da Paraíba e dois de Sergipe.